Pages

segunda-feira, 24 de março de 2014

Neymar não vem mostrando boas atuações. Será assim na Copa?

Neymar no Barcelona. Momento único e especial para o atleta. Péssimo para o Santos e sua torcida.

Com o reforço do atacante brasileiro, os noticiários e comentários eram de que, finalmente, a dupla estava formada: Messi e Neymar.

É claro que o primeiro está anos-luz à frente do segundo. Porém, era um excelente reforço e que agregaria valor e talento ao clube.

Mas havia um problema: a fama de cai-cai do brasileiro estava chamando a atenção de todos da Espanha e da Europa. Como seria?

Ele não vem fazendo boas atuações, sofrendo com as marcações pesadas dos adversários. Vale lembrar que os árbitros europeus não apitam qualquer tipo de falta. Lá, o jogo flui. 

Este comportamento não mudou. E a torcida vem vaiando muito o atleta. Neymar deixa saudades aqui no Brasil, pelo menos no Santos. E no Barcelona parece que não vai deixar tantas, caso se transfira para outro clube. 

É cedo para afirmar isso. Pelo andar da carruagem, é o que mais aparenta ser. Em alguns jogos, Tata Martino coloca o brasileiro na reserva e o deixa lá os 90 minutos. Assim, ele não pode mostrar o que sabe. Se perguntar para algum torcedor na Espanha, principalmente algum torcedor do clube catalão sobre o que Neymar representa no clube, provavelmente ele dirá 'ator'. 

Ele vem sendo mais antagonista do que protagonista. E isso nos preocupa.

Com essas apáticas atuações no clube que ostenta a terceira colocação no Espanhol, como será Neymar na Copa? Dúvida cruel.

Sabemos que na seleção ele tem muito potencial. Sabe atacar, mostrar o seu talento e do que é capaz. Porém, atuações simples, que não enchem os olhos dos torcedores, podem ser motivos de preocupação tanto para ele quanto para nós, torcedores brasileiros.

Neymar é o principal jogador de nossa seleção. Não há como negar. Essa dependência tem que parar de existir. Felipão tem que arrumar um substituto à altura. É difícil. Todavia, temos bons atacantes no mercado futebolístico atual, como Jô e Diego Tardelli, do Atlético-MG, e Alan Kardec, do Palmeiras. Além do Fred do Fluminense.

Não sabemos o que se passa com o ex-atacante do Santos. O fim do relacionamento com a atriz Bruna Marquezine pode ter atrapalhado. Isso não vem ao caso, afinal estamos falando de futebol, e não de fofocas e relacionamentos pessoais. 

No clássico deste domingo frente ao Real Madrid, Neymar participou do 1º gol de Messi e foi decisivo no lance do pênalti que expulsou Sérgio Ramos. A partida foi vencida pelos catalães, que agora estão na terceira colocação, com 69 pontos, 1 atrás de Real Madrid e Atlético de Madrid (líder).

O processo de adaptação ao futebol espanhol vem sendo complicado. Tem que haver calma. Porém, o estilo cai-cai acaba com o brilho que os torcedores têm por ele. Caso ele jogasse na Inglaterra, sofreria uma pressão ainda maior. O que se percebe é que o atacante está sem confiança. A tal dupla dinâmica não vem surtindo efeito benéfico. Basta reparar que quando Neymar sai, o time tem mais posse de bola, cria mais jogadas e sai do campo com a vitória garantida. Ou seja, percebe-se que ele não rende. 

Sendo assim, não seria melhor ele ter ido para o Real Madrid? 

Confesso que sim. O estilo dele é idêntico ao do português Cristiano Ronaldo. Quer aparecer na mídia, desonesto e quer sempre está com o cabelo arrumado. Veríamos a alma gêmea no Santiago Bernabéu. O destino não quis assim. O pai do Neymar não quis assim. 

Agora, arque com as consequências. Mostre um bom futebol. Caso contrário, a Copa estará sob riscos. E o seu futuro no Barça, também.

0 comentários:

Postar um comentário