Pages

terça-feira, 4 de março de 2014

Análise: A 100 dias da Copa, Alemanha estava pronta e África à frente do Brasil.

Estamos a 100 dias da Copa. A contagem regressiva que começou em 2007 está chegando ao fim.

O Brasil sofre para entregar tudo o que fora prometido dentro do prazo ideal. A Fifa, entidade maior do futebol, vai fazendo uma pressão dolorida, para ver se o país entra no eixo.

País ainda precisa entregar quatro dos 12 estádios para a Copa e sofre mais que África do Sul para cumprir prazos. A Arena do Corinthians, situada em Itaquera, vai ganhando contornos finais. Porém, talvez, não fique pronto no prazo estipulado pela Fifa. Curitiba só ficou sabendo que seria mesmo uma das sedes no fim de fevereiro. 

Tomando como base somente as arenas, o Brasil pode dizer que está 66,6% pronto para o Mundial. No mesmo período, em 2006, a Alemanha estava 100% pronta, enquanto a África do Sul, em 2010, poderia se considerar 80% preparada para receber o torneio. 

Além dos estádios, temos que considerar o sistema de transporte. A Alemanha não sofreu nenhum problema grave. Já a África, reformou, ampliou e melhorou o sistema, sendo até considerado o grande legado.

A reforma de estradas, a construção de aeroportos e a criação de uma rede de transporte coletivo prometiam mudar a vida da população do país, que recebeu o primeiro Mundial realizado no Continente Africano. Isso se cumpriu.

Aqui, no Brasil, estamos sofrendo. Os metrôs não são os melhores, o sistema é deficitário nos aeroportos. Além disso, as estradas preocupam. Um possível engarrafamento vai acontecer em todos os estados que recebem o evento. Principalmente São Paulo e Rio de Janeiro.

Na Alemanha, em janeiro de 2006, faltando ainda cinco meses para o início do torneio da Fifa, as 12 arenas que abrigariam jogos do Mundial já estavam prontas e testadas. O último gramado a ser entregue ficou pronto em novembro de 2005, sendo que em 2006 todos os estádios receberam um jogo oficial. 

O Brasil corre contra o tempo para finalizar as últimas quatro obras - Manaus, Cuiabá, Curitiba e São Paulo. 

O famoso "jeitinho brasileiro" vai sendo o único legado dessa Copa. E é um legado negativo, obviamente. 

Além disso tudo, temos os famosos elefantes brancos. Na Alemanha, todos os estádios são utilizados para a prática do futebol. Enquanto na África, os estádios são para a prática do Rugby. 

Cem dias para a Copa. Tudo ou nada pode acontecer. Depende de nossas autoridades. Afinal, se essas pensam em algum legado, há muito o que se fazer. 


0 comentários:

Postar um comentário