Pages

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Voe alto, Águia!


Chegou a hora de falar do clube da minha cidade, o São José. Não é questão de bairrismo, e sim de amor ao clube. Afinal, o São José já teve seus momentos de glórias, como na década de 80, assunto que será explorado a seguir. Atualmente, a Águia do Vale, como é conhecido, não vem tendo boas atuações nos campeonatos que participa. No Paulista A2 desse ano, a equipe ficou na nona posição, uma posição atrás de conquistar uma vaga para as quartas-de-final. A equipe passa por momentos difíceis no setor econômico e administrativo. Rui Scarpino foi contratado para ser o novo técnico do clube. E chegou com propósito de mudanças. A nova diretoria, que tem como presidente Benevides Ferneda, o Geléia, irá à Santos para tentar a contratação de alguns jogadores da base. Victor Andrade no São José? Talvez.

O São José-SP terá uma reunião com a diretoria do Santos nesta sexta-feira, 6, para tratar de possíveis empréstimos das joias do Alvinegro que precisem de experiência antes de ingressar na equipe profissional. Quatro jogadores firmaram vínculo com o São José nesta terça-feira para a disputa do Campeonato Paulista da Série A2 de 2014. O nome dos jogadores, no entanto, é mantido sob sigilo pela direção do clube. Outros 4 jogadores firmaram vínculo com o São José: os volantes Dé, vindo do Colegiense (AL) e Ronald, vindo do Pimentense (RO), o meia-atacante Ney Oliveira, veio do Kallithea (Grécia) e o atacante Thales, que veio do Macaé. Nos próximos dias, o restante do elenco se apresenta. Até o fim da semana, Scarpino espera contar com até 25 atletas.

Como eu disse anteriormente, o São José teve seus anos de glórias, principalmente na década de 80. Em 1989, ano em que foi vice-campeão do Paulistão, vice-campeão do Brasileiro Série B, perdendo para o Bragantino, e ainda conquistou diversos torneios regionais em uma vitoriosa excursão pela Europa.

Mas o momento mais importante para a história do clube foi quando enfrentou o São Paulo, pela final do Paulistão. O maior feito de sua história foi o vice-campeonato paulista da divisão maior, obtido em 1989; o São Paulo foi campeão graças a uma vitória por 1 a 0 com um gol contra marcado pelo lateral esquerdo André Luís, no Morumbi, assim como a uma absurda inversão de campo no segundo jogo, o que levou a partida decisiva - que inicialmente deveria ser realizada no estádio Martins Pereira - para a casa do São Paulo, em uma das maiores injustiças já ocorridas no futebol paulista. A torcida joseense, mesmo sem o título, invadiu o Morumbi. São José tinha um excelente elenco. Vale destacar o meia Vânder Luiz, o atacante Tita e o técnico Ademir Melo.

A equipe do Vale do Paraíba tinha o craque. Tião Marino. Foram 224 jogos, o maior artilheiro de todos os tempos no São José, com 82 gols. Campeão da Segunda Divisão de 80, o primeiro acesso do São José para o Paulistão, no ataque inesquecível que tinha Edinho, Tião Marino e Nenê.

No ano seguinte, em sua segunda participação na Série A do Campeonato Brasileiro, o clube conseguiu escapar da degola na penúltima rodada da primeira fase da competição; porém, após o término do campeonato, o Vitória, da Bahia, conseguiu recuperar no STJD os 5 pontos que havia perdido por escalar um jogador irregular, após muita movimentação nos bastidores, o que acabou decretando o rebaixamento da Águia.

Espero, particularmente, que 2014 seja um ano de muitas alegrias. Que essa nova diretoria seja promissora, fazendo do São José uma equipe de respeito. Que em 2015, o Paulistão Série A1 entre no momento especial dos torcedores.

0 comentários:

Postar um comentário