Pages

domingo, 8 de dezembro de 2013

Vilão ou vilãozinho?

Guarde bem esse nome: Dorival Júnior. Ele assumiu nesse ano três equipes do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco e, atualmente, está no Fluminense. Só faltou o Botafogo, para formar o quarteto carioca.

Começou a carreira de treinador em 2003, no Figueirense, logo faturando o campeonato estadual no ano seguinte. Em 2005, comandou o Fortaleza, onde foi demitido na reta final do Campeonato Cearense. No mesmo ano, ainda treinou dois de seus ex-clubes dos tempos de volante: Criciúma e Juventude.

Em 2006, foi campeão pernambucano pelo Sport. No mesmo ano, comandou Avaí e São Caetano. No comando do clube paulista, conquistou um desagradável 18º lugar no Brasileirão, resultado que rebaixou o Azulão para a Série B.

No ano seguinte, Dorival Júnior fez ótima campanha no São Caetano, após eliminar o São Paulo nas semifinais do campeonato estadual e, em seguida, terminar como vice no Campeonato Paulista, perdendo a final para o Santos.

Ainda passou por Cruzeiro(2007) e Coritiba(2008). Não ganhou títulos por essas equipes. No final de 2008, Dorival não renovou seu contrato com o Coritiba, e assinou com o Vasco da Gama para enfrentar um grande desafio: devolver o clube carioca à elite do futebol brasileiro. Conseguiu fazer isso com certa facilidade. Mesmo com o título e com a volta à Série A, a diretoria não renovou.

Assim que o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro assumiu a presidência, em 15 de dezembro, Dorival foi contratado pelo Santos por dois anos, em substituição a Vanderlei Luxemburgo. Foi na equipe paulista que Dorival Júnior teve uma discussão calorosa com o atacante Neymar, fazendo com que a demissão chegasse.

Depois do Santos, passou por Atlético-MG e Internacional, antes de chegar ao Flamengo.

Em 25 de julho de 2012, cerca de uma semana após ser demitido do Internacional, o Flamengo, que também havia demitido seu até então treinador (Joel Santana, que foi demitido em 23 de julho) acertou a contratação de Dorival, inicialmente até o fim de 2013. Mesmo sem tempo para treinar o time, Dorival estreou pelo Flamengo numa partida contra a Portuguesa logo no dia seguinte ao acerto (26 de julho) e comandou o time no empate sem gols. Em 16 de março de 2013, foi demitido por falta de acordo na redução de seus rendimentos.

No dia 10 de julho de 2013, foi anunciado como o novo treinador do Vasco da Gama. No dia 28 de outubro, ele foi demitido do Vasco após uma sequência de resultados negativos que levaram o clube ficar entre os quatro últimos do Campeonato Brasileiro. Um pouco mais de três meses. Dorival deixou o Vasco na zona de rebaixamento, com 33 pontos, a sete rodadas do fim do Brasileiro. Dorival Júnior assumiu o time na sétima rodada, após Paulo Autuori pedir demissão. À época, em julho, o Vasco estava em 14º lugar e tinha sete pontos. Dorival comandou o clube em 29 jogos - sendo quatro na Copa do Brasil -, com nove vitórias, oito empates e 12 derrotas - aproveitamento de 40% dos pontos. No retrospecto no Brasileiro, foram 25 jogos, seis vitórias, oito empates e 11 derrotas.

No dia 11 de novembro de 2013, foi anunciado como novo técnico do Fluminense, em substituição à Vanderlei Luxemburgo, com a missão de tirar o time da zona de rebaixamento nas últimas rodadas. Porém, com elenco limitado e ainda sofrendo para escalar a equipe, já que as contusões vieram, o comandante não conseguiu manter o Fluminense na Série A. Com isso, paga uma dívida.

No Brasileirão de 1996, terminou na zona de rebaixamento, mas foi mantido na elite na temporada seguinte pela organização. Porém, o Fluminense repetiu os erros em 1997 e, desta vez, caiu para a segunda divisão. No ano seguinte, a péssima campanha na Série B derrubou o time do Rio de Janeiro para a terceira divisão nacional. Assim, em 1999, o Fluminense jogou a Série C, sendo campeão. Em vez de ter subido para a segunda divisão, o time foi direto para a elite novamente, participando da Copa João Havelange de 2000. Ou seja, a Série B não estava paga. Hoje, foi quitada. O Tricolor carioca venceu o Bahia por 2 a 1. Entretanto, o Coritiba venceu o São Paulo por 1 a 0, garantindo a sua permanência na elite.

O Vasco, outra equipe que estava numa situação difícil, também fora rebaixado. A equipe foi goleada pelo Atlético-PR, na Arena Joinville, por 5 a 1. Destaque para o artilheiro do Furacão, Éderson. Foram 3 gols e uma assistência. No total, marcou 21 gols. 

Assim, Dorival Júnior encerra seu ano de 2013 de maneira mais cruel. Rebaixou duas equipes e não conquistara nenhum voto de confiança de uma outra equipe. Será que os bons ventos assopraram para o técnico? Só o tempo dirá.

0 comentários:

Postar um comentário