Assim como na Libertadores desse ano, em 2014 teremos seis equipes brasileiras, contando os dois clubes que participarão da Pré-Libertadores, Atlético-PR e Botafogo. Nesse ano, Atlético-MG (futuro campeão), Palmeiras, Grêmio, Fluminense, Corinthians e São Paulo participaram. No ano que vem, teremos Atlético-PR, Botafogo, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo como os nossos respresentantes.
Nenhuma equipe paulista participará da 55ª edição da Copa Libertadores. Fato que não acontecia desde 1998, quando Cruzeiro (Campeão da Libertadores 97), Vasco (Campeão do Brasileiro 97) e Grêmio (Campeão da Copa do Brasil 97) participaram.
Os brasileiros têm 17 títulos desse torneio. O São Paulo e o Santos são os maiores vencedores desse torneio, com 3 títulos cada. O Tricolor Paulista também tem o maior número de participações, 16.
Algumas equipes consideradas "pequenas" no âmbito futebolístico, também participaram da maior competição da América do Sul. Como exemplo, temos o Bangu, que participou da 27ª edição, em 1986.
O clube carioca participou do grupo 3, que ainda tinha o Barcelona-EQU, Coritiba e Deportivo Quito, também do Equador. A equipe ficou na última colocação, com 2 pontos. Foram 6 jogos: nenhuma vitória, dois empates e 4 derrotas. Marcou seis gols e sofreu 12.
Confira os jogos do Bangu:
Barcelona 1 x 0 Bangu
Deportivo Quito 3 x 1 Bangu
Bangu 1 x 1 Coritiba
Bangu 1 x 2 Barcelona
Bangu 3 x 3 Deportivo Quito
Coritiba 2 x 0 Bangu
As seis equipes que irão participar da Libertadores 2014, se somadas, têm 55 partipações e 6 títulos. O recordista de participações é o Grêmio, com 15, seguido do Cruzeiro, 14, Flamengo, 12, Atlético-MG, 6, e Botafogo e Atlético-PR, com 4 cada. Cruzeiro e Grêmio têm 2 títulos cada, o Flamengo e o Atlético-MG tem 1, que foi conquistado nesse ano. Botafogo e o Furacão não possui título.
Nas últimas três edições, os clubes brasileiros conquistaram o torneio. Em 2011, o Santos venceu o Peñarol; no ano seguinte, foi a vez do Corinthians de conquistar o seu primeiro título. O Timão venceu o Boca Juniors, por 2 a 0; e nesse ano, o Atlético-MG bateu o Olímpia, do Paraguai. No tempo normal, foi 2 a 0. Como o Olímpia, venceu o primeiro jogo pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis, após a prorrogação sem gols. O clube brasileiro venceu por 4 a 3 e conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez.
0 comentários:
Postar um comentário