Pages

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Entrevista com Fernando Vanucci



Com muita honra, recebo em meu blog um dos melhores jornalista do Brasil: Fernando Vanucci. Confira um pouco sobre a sua vida e opiniões. 
Fernando Antonio Vanucci Braz nasceu em Uberaba (MG) em 5 de março de 1951. 

Iniciou a carreira aos quinze anos de idade na rádio Sociedade Triângulo Mineiro, em Uberaba. Em seguida, foi para a rádio Sete Colinas, na mesma cidade, apresentando o programa Pintando o Sete. Na mesma emissora, começou a fazer carreira como repórter e apresentador esportivo. 

Em 1971 foi contratado pela rádio Inconfidência, de Belo Horizonte (MG). Transferiu-se para a TV Globo (RJ) seis anos depois, onde apresentou vários jornais: Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico, Gols do Fantástico, entre outros. Cobriu seis Copas do Mundo, cinco Olimpíadas e narrou vários desfiles de escolas de Samba do Rio de Janeiro, entre 1985 e 1999. 

Em abril de 1999, após assinar contrato com a empresa de marketing esportivo Traffic, estreou no Show de Esportes, da TV Bandeirantes (SP), onde ficou até 2001. Na emissora fez a cobertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2000, o programa diário Esporte Agora e o Carnaval da Bahia. Em 2002, também pela Traffic, esteve na Rede Record (SP), até ser contratado em fevereiro de 2003 pela RedeTV! (SP), primeiramente para narrar as provas do Champ Car (Fórmula Indy) e apresentar o TV Esporte. O programa acabou extinto para dar lugar ao TV Esporte Notícias, apresentado por Vanucci e pela então estreante Renata Maranhão, substituída em junho de 2004 por Cláudia Barthel. 

Em fevereiro de 2005, passou a comandar o RedeTV! Esporte, a princípio ao lado de Roberto Avallone e depois com Cristina Lyra. Vanucci também apresentou o programa esportivo de debates Bola na Rede, aos domingos à noite, e fez o bloco esportivo do jornal RedeTV! News. Atualmente, Fernando Vanucci está na TV Record. 

Gabriel Dantas: Para os futuros leitores, quem é Fernando Vanucci? 

Fernando Vanucci:  cara que nasceu no interior de Minas, e que trabalha duro(no início no rádio e em jornal impresso), na minha terra natal(Uberaba=MG). Desde criança brincava em casa de fazer programas esportivos, nos equipamentos que meu pai(que era surdo) tinha, para tentar ouvir alguma. Coisas como fone, microfone e a antiga vitrola que ficava na sala de nossa casa. Sempre procurei atingir meus objetivos, e acho que consegui, apesar de ter começado muito cedo, com 15 anos de idade, à trabalhar na Rádio Sociedade de Uberaba, depois Rádio Sete Colinas, e mais tarde na Rádio Inconfidencia de BH, culminando com a entrada na TV Globo Minas, onde fiquei por 5 anos, até chegar à Rede Globo no Rio de Janeiro.

GD: Teve alguma influência familiar para se tornar jornalista?
FV: Indiretamente acho que sim. Meu avô, Sebastião Braz, era jornalista em Uberaba. escrevia artigos para os jornais locais. Meu pai, além de tabelião de um cartório em Minas, jogou futebol no Uberaba Sport Clube. Acho que essa junção me levou a querer e buscar os caminhos do jornalismo esportivo.

GD: Quando ingressou no jornalismo?
FV: Já disse: tinha 15 anos de idade, comecei na Rádio Sociedade e no jornal Lavoura e Comércio. Claro que o conhecimento de meu pai me ajudou muito...Foi em 1966, durante a Copa do Mundo da Inglaterra, onde o English Team foi campeão, vencendo a Alemanha, num jogo polêmico até os dias de hoje.

GD: Tem algum time de coração?
FV: Sim, além do time da minha terra, o Uberaba Sport, do qual gosto muito, por razões óbvias, sou Botafogo-RJ, pois meu pai, o velho Sherlock Holmes(era o nome dele mesmo), adorava futebol, adorava o futebol de Garrincha, Didi, Zagallo, Nilton Santos, enfim...aquele timaço do Botafogo. Aprendi a ser botafoguense com meu pai, pois como ele era surdo, eu acompanhava pelo rádio os jogos, e ía praticamente narrando o jogo para ele, que entendia todos os movimentos labiais.

GD: Você trabalhou durante 22 anos na Globo. Como foi essa experiência?
FV: Não, trabalhei 26 anos da Globo. Foi maravilhoso. Lá, aprendi a lidar com o veículo Televisão, graças à Deus, com os melhores profissionais que já passaram pela TV brasileira...Cito apenas alguns, para não cometer injustiças: Boni, Walter Clarck, Dr.Roberto Marinho, Pedro Luiz Paoliello, Hedyl Valle Jr, Michel Laurense, Ciro José, Luciano do Valle e por aí vai...Procurei escutar muito os ensinamentos desses e de outros mais. Foi a minha escola em termos televisivos.

GD: Em 1999, você foi para a Band e lá apresentou o Show de Esportes. Como foi trabalhar nessa emissora e como era o programa? 
FV: Não fui para a Band. Fui trabalhar na Traffic, que gerenciava o esporte da Band. Lá reencontrei companheiros de Globo como Jota Háwila, o próprio Luciano do Valle, tanta gente boa. Foi um período pequeno, mas muito gratificante. Cobri a Olimpíada de Sidney na Austrália pela Band e comandei o Show de Esportes, que era uma referência na TV brasileira... 

GD: Depois da Band, você foi para a RedeTV. Lá, você teve uma polêmica: segundo um vídeo publicado, você estaria bêbado. Foi verdade ou mentira?
FV: Claro que isso foi uma invenção de muita gente. Já havia feito uma cirúrgia no coração, tomava inúmeros remédios diariamente, e naquele dia, acabei fazendo uma mistura bombástica que fez passar tão mal, que achei que estava tendo um infarto. Pensei que fosse morrer, mas Nosso Deus me segurou. Apesar de pagar por isso, até os dias de hoje, foi apenas um incidente do qual todos nós estamos sujeitos. 

GD: Mudando de assunto, o que acha da atual seleção brasileira? 
FV: Não gosto. Falta interesse do jogador em estar na seleção. Hoje em dia, os chamados bons jogadores(pois, não vejo nenhum craque), se interessam mais em estar jogando na Europa, faturando alto. Perdeu-se a identidade com a seleção brasileira, como nos velhos tempos. Nem o torcedor se interessa tanto pela seleção, à não ser em época de Copa do Mundo. E ela está chegando, e será em nossa casa. Hoje, diria que não acredito num sucesso do Brasil na Copa de 2014. Mas, claro, tudo pode mudar.

GD: Ronaldinho Gaúcho está ultrapassado para jogar na Seleção? 
FV: Penso que não. Bem físicamente, bem treinado, pode ser uma das armas do Brasil para 2014, especialmente pela sua experiencia, adquirida ao longos dos anos.  
 
GD: Qual a sua opinião sobre o Neymar? E o que achou da forte declaração do Pelé para o jovem atacante?
FV: Acho que meu amigo Pelé pegou um pouco pesado, mas não contou nenhuma inverdade. Neymar se apequena ainda na seleção. O que falta: a experiência de grandes competições. Quem está acostumado com Paulista e Brasileiro, Libertadores(vá lá), e não é nenhum jogador extraordinário(é bom, mas não extraordinário), falta muita coisa ainda. Especialmente, confiança de se soltar, como se solta no seu time, o Santos.

GD: Libertadores: A punição que a Conmebol deu para o Corinthians foi justa? Deveria ser mais severa?
FV: Acho que foi demais. Exagerada. Puna-se o torcedor, mas não o clube. Mas, para isso, é necessária muita investigação. O torcedor que cometeu essa tragédia deve ser severamente punido. Mas, o clube não tem essa culpa toda. Lamentável a morte do jovem boliviano, claro. Fico imaginando os pais e seus sentimentos. Também sou pai, e sei o que devem estar passando e vivendo.

GD: Corinthians pode conquistar o bicampeonato?
FV: Pode, por que não? 

GD: Quem tem o melhor elenco? Por que?
FV: O Corinthians hoje tem as melhores peças no futebol brasileiro. Nenhum craque, mas um time muito armado, com reservas à altura, que entram em campo e nada, quase nada muda no desempenho do time.  

GD: Qual é o melhor treinador do Brasil? Muricy Ramalho, Tite ou Abel Braga?
FV: Os três são muito bons. Gosto do Muricy como formador de equipe, do Tite com estrategista e do Abel, numa junção das duas coisas. Difícil apontar o melhor... 

GD: Palmeiras foi rebaixado para a Série B. Se reforçou bastante. Você acha que a equipe subirá para a Série A? E na Libertadores, passará sufoco? 
FV:  Se armar um time para disputar a Série B e não a Série A, pode se dar bem e voltar à elite. Mas, acho que isso acabará acontecendo. O Palmeiras já tem a experiência de disputar uma segundona, coisa completamente diferente do que estar no Brasileirão

GD: São Paulo fez o certo ao vender o Lucas tão cedo? 
FV: Acho que a proposta foi irrecusável. E o São Paulo tem tradição de formar bons jogadores. Acho que Lucas será um dos jogadores, pela experiência adquirida na Europa, mais importantes para a próxima copa, aqui no Brasil...

GD: Para finalizar, você apresenta um programa dominical na Record. Como é esse programa e como é trabalhar na emissora, que você já teve uma passagem? 
FV: Bom, foi uma passagem rápida, ainda pela Traffic. É um recomeço para mim, estamos muito otimistas, o programa sobe à cada domingo no IBOPE e muitas surpresas virão por aí. A Record é uma grande casa para nós, profissionais. Busca fazer uma boa televisão e está crescendo dia à dia... 

GD: Muito obrigado por conceder a entrevista. Fico grato em entrevistar uma personalidade inteligente como você. Grande abraço e sucesso!
FV: Obrigado à vocês. Sucesso, sempre!

0 comentários:

Postar um comentário