Pages

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guardiola dá lugar a Tito Vilanova

Depois das dúvidas, das suspeitas e das efabulações, agora é oficial: Pep Guardiola não será o treinador do Barcelona na próxima temporada. O seu substituto é Tito Vilanova.

Guardiola, cujo contrato termina no final desta temporada, conquistou no banco catalão 13 troféus desde 2008/2009 – altura em que substituiu o holandês Frank Rijkaard – entre os quais duas Ligas dos Campeões e três Ligas espanholas. O último jogo em que Guardiola orientará o Barcelona será na final da Taça do Rei, contra o Athletic Bilbao, dia 25 de Maio.

"A razão é simples: Quatro anos é muito tempo e desgastam-te. Acredito sinceramente que o próximo treinador trará coisas que eu não poderia trazer", justificou o técnico, depois do anúncio do presidente do clube, Sandro Rosell.

O treinador de 41 anos diz que precisa de descanso. "Todos os dias durante quatro anos, as exigências são muitas, a pressão, a energia necessária para incentivar os jogadores e para o aproveitar."

"Não posso enganar-me e achar que tenho a mesma energia de antes", acrescentou.

A última semana foi dramática para o clube ‘blaugrana’: foi eliminado pelo Chelsea na semi-final da Liga dos Campeões e perdeu em casa contra o Real Madrid, o que decidiu quase em definitivo o campeonato espanhol.

"Lamento muito todas as dúvidas que criei ao longo deste tempo relativamente ao meu futuro, talvez tenha sido um erro", assumiu numa conferência de imprensa a que assistiram jogadores como Puyol, Xavi, Fábregas e Pique.

Em Fevereiro de 2010, Guardiola prolongou o vínculo ao Barcelona, mas este ano optou por não o fazer. A decisão de sair já estaria tomada desde Dezembro, mas optou por não revelar, enquanto o emblema disputasse os troféus mais importantes. "Em Dezembro disse ao presidente e ao diretor desportivo que a minha tarefa aqui estava a chegar ao fim, mas tinha o problema de não poder dizer aos meus jogadores", recordou.

Segue-se Tito

Porquê? "Porque representa o jogo, a análise, a preparação, coloca a hora extra na preparação, tem a capacidade e a personalidade para estar aqui, porque o conhecemos. Decidimos olhar para dentro de casa e por isso foi fácil", explicou Andoni Zubizarreta, diretor desportivo do Barcelona.

Guardiola concorda: "Penso que o clube faz bem. É mais do que qualificado e os jogadores conhecem-no. Vai mudar muito pouco do que fazíamos e vai dar muito aos jogadores e ao clube.
Esclarecido o futuro do banco do Barcelona, questionou-se o de Guardiola. Mas o treinador não revelou os projectos, apesar de deixar claro que não quer esperar muito para voltar a treinar."

0 comentários:

Postar um comentário