Pages

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vai mudar, tchê?

Ano novo, vida nova. É com esse pensamento que Mano Menezes é o novo técnico do Corinthians. O treinador de 51 anos tem a dura missão de renovar a equipe que venceu tudo em 2012 e 2013 e que fora comandada por Tite. Nos três anos frente ao Corinthians, Tite conquistou 5 títulos (Brasileiro de 2011, Libertadores e Mundial, em 2012, Paulistão e Recopa Sulamericana, em 2013).

Mano Menezes é conhecido tanto no mercado do futebol quanto no Corinthians. No final de 2007, foi contratado para dirigir o Corinthians, com a missão de levantar o clube que, com o rebaixamento pra a Série B, entrou na crise mais grave de toda a sua história. Em novembro do mesmo ano, oficializou o final de seu vínculo com o Grêmio ao deixar de renovar seu contrato, dirigindo a equipe até 2 de dezembro de 2007, no último jogo do Campeonato Brasileiro, exatamente contra o que seria o seu próximo clube como treinador, o Corinthians, que naquele jogo foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em 2008, disputando a Copa do Brasil, conseguiu levar a equipe paulista à final contra o Sport e ficou com o vice-campeonato após ser derrotado (venceu em casa por 3 a 1 e perdeu fora de casa 2 a 0, sendo derrotado pelo critério do gol fora de casa).

Após a derrota na Copa do Brasil, o Corinthians desviou todas as suas atenções novamente à Série B. Mano levou o time, em uma bela campanha, com apenas três derrotas, ao título. No ano seguinte, sagrou-se campeão do Paulista e da Copa do Brasil. Com isso, conseguiu a vaga para a Libertadores de 2010.

Na Libertadores, maior objetivo da equipe no ano de seu centenário, a equipe comandada por Mano fez uma brilhante primeira fase, sem nenhuma derrota. Nas oitavas-de-final, a equipe foi desclassificada pelo Flamengo, saindo prematuramente da competição.

Em 25 de junho de 2010, Mano Menezes entra para a história do Corinthians conquistando a centésima vitória no comando da equipe. A vitória aconteceu numa partida contra o Iraty, válida pelo Torneio Cidade de Londrina. O único gol da partida foi marcado por Jorge Henrique.

Convidado para dirigir a Seleção Brasileira, Mano deixou o Corinthians depois de dois anos marcados por uma passagem vitoriosa pelo clube, com três títulos, e com um aproveitamento de 64,4% dos 185 jogos que disputou pelo time.

Perfil completo

Corinthians:
185 jogos
103 vitórias (55,7%)
49 empates  (26,5%)
33 derrotas  (17,8%)

Apresentado oficialmente nesta segunda-feira como novo técnico do Corinthians, Mano Menezes destacou que o atual momento do clube é bem diferente daquele da sua primeira passagem, quando assumiu uma equipe que havia sido rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro, e, por isso, as projeções, contratações e metas serão bem diferentes.

"São momentos muito diferentes, é importante entender essas diferenças, no que se projeta, nas contratações que se vislumbram para um grupo com essa qualidade. Na época era necessário montar um grupo todo novo. Hoje tem grupo extremamente vitorioso e que permanece aí com contratos que clube sabe e vai honrar", disse. "Minha missão é entender isso", completou.

Mano Menezes mudará o comportamento do time, se comparado ao segundo semestre de 2013? Pato terá uma nova chance? Emerson Sheik continuará? Perguntas que serão respondidas com o passar do tempo. Para a torcida, a chegada de Mano pode trazer bons frutos, sem deixar de lado o legado do técnico Tite.

0 comentários:

Postar um comentário