Pages

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Punir o Neymar pode ser o maior erro

O escândalo envolvendo Neymar, o pai do atacante, o Santos e o Barcelona parece não ter fim. Após o pai do jogador declarar que recebeu 10 milhões de euros ainda em 2011 para garantir a preferência de compra, a imprensa internacional afirma que o adiantamento é irregular e pode ser punido severamente.

O Santos solicitou à Justiça ter acesso pleno a todos os documentos dos acordos comerciais selados pelo pai de Neymar, Neymar da Silva, e o Barcelona.

Já há algum tempo se especulava a existência de um contrato de gaveta entre Neymar e o clube catalão. Porém, ambos sempre negaram. Pelas regras da FIFA, um pré-contrato desse tipo só pode ser assinado se o jogador tiver um vínculo restante de 6 meses ou menos com outro clube. Caso contrário, é um aliciamento.

Segundo dados revelados pelo Barcelona na semana passada, o jogador e seu pai e agente, 105,2 milhões de euros (R$ 347 milhões) irão receber do time espanhol até o meio de 2018, quando termina seu contrato. O clube e a DIS, empresa que já deteve parte dos direitos do atacante, estudam entrar na justiça e pedir indenização.

Com isso, o Barcelona pode ser punido. E o Neymar também. Pela regra da entidade, o jogador seria suspenso por quatro meses. Ou seja, o craque poderia ficar de fora da Copa do Mundo. O jogador nada tem a ver com o caso que, a cada dia que passa, torna-se mais policial, criminalistíca e até trabalhista. Quem é o verdadeiro culpado dessa história é o pai do atacante. Afinal, Neymar da Silva declarou em público que recebeu uma quantia para, futuramente, concretizar a negociação. Quem se saiu muito bem foi o Santos, já que seis meses depois, ele teria a possibilidade de assinar um pré-contrato e sair de graça. Portanto, punir o Neymar é inadmissível. Não é ele que gerencia suas ações de marketing e valores. É o pai. Então, quem deve ser punido e até preso é o pai do atacante. Basta alguém denunciar o que há de errado.

Resta saber se a Fifa vai querer que o Mundo perca de vista o astro brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário