Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O protesto dos jogadores do Botafogo representa a fase do futebol brasileiro

Antes do início do clássico entre Flamengo x Botafogo, os jogadores do Alvinegro entraram com uma faixa, protestando sobre os atrasos salariais. A faixa continha a seguinte frase: "Estamos aqui porque somos profissionais e por vocês torcedores".

O elenco sofre cinco meses de direitos de imagem atrasados, além de três meses na Carteira de Trabalho e um tempo não especificado de atraso no Fundo de Garantia. As informações foram especificadas na própria faixa exibida pelos atletas.

O justo protesto dos jogadores do Botafogo é um bom retrato do atual futebol brasileiro. Clubes endividados, diretorias só pensando nelas mesmas e o marketing sendo falido.

Quando se discute uma reformulação do futebol brasileiro, também se discute sobre o comportamento e a gestão das diretorias. A postura do presidente é chocante. Vem à mídia, e ao invés de falar de soluções para o caso, ataca o ex-dirigente. Falta de profissionalismo.

Na semana passada, em reunião com a presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, cogitou abandonar o Brasileirão por conta das dívidas. Segundo fontes, a reação da autoridade do país foi de 'surpresa'.

Mas que fique claro: Governo nenhum deve ajudar os clubes a pagarem suas dívidas. Isso deve ficar acertado com os membros do Bom Senso FC. Discutir e apresentar propostas plausíveis para que a solução seja a mais acertada. No ano passado, foram vistas várias manifestações por parte de jogadores; e hoje nem sequer sentam-se no gramado. Querem a democracia da CBF, mas apenas emite-se notas, e ações são tapadas com a peneira.

O fato é que os dirigentes que chantageiam são os mesmos que roubaram os clubes, foram incompetentes, apropriaram-se de impostos sem repassar a quem de direito e, não contentes, gastaram, depois, o que não tinham, beneficiando o submundo esportivo, e ainda embolsando, às custas do desespero de suas agremiações, o dinheiro que faz cartolas não remunerados viverem como se fossem sultões da Arábia.

O protesto foi inteligente, algo inovador. Jogaram por seus torcedores. Mas que representa a triste fase do futebol daqui. 

0 comentários:

Postar um comentário