Pages

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Jornalistas escrevem livro homenageando Celestino Valenzuela

Da esquerda para direita: Rafaela Meditsch, Celestino Valenzuela e Eduarda Streb
As jornalistas Rafaela Meditsch e Eduarda Streb, jornalistas da RBS TV, preparam um livro que abordará os 32 anos de carreira, com mais de 300 Gre-Nais e mil narrações de jogos, entre outras atrações, de Celestino Valenzuela, dono do clássico bordão “que lance!". As jornalistas aceitaram o meu convite e nos contam um pouco mais sobre a obra.

"O Celestino, depois que se aposentou (1989), ficou mais de 20 anos sem conceder uma única entrevista! Não queria de maneira nenhuma. E depois de muita insistência, que durou seis meses, ligando muito, consegui gravar com ele! Foi uma matéria para o Jornal do Almoço. Ele gostou muito, a repercussão foi enorme, disse Rafaela Meditsch. 
 
"Quando entrou o novo programa Lance Final, da RBS TV, quatro anos depois desta matéria, criamos um quadro pra ele o “Que Lance”! Ele topou voltar novamente para a telinha, mas somente por este período de um ano, o qual durou o programa. Depois conseguimos fazer com que ele participasse da inauguração da Arena[do Grêmio] e do Beira-Rio, neste último, narrou o jogo do Inter contra o Peñarol junto com o Paulo Brito, disseram as jornalistas.
 
"Acabamos ficando muito amigas do Celestino e da família dele. Ele nos contou muitas histórias legais tanto da carreira quanto da vida dele. Achamos que a única coisa que faltava era ele ter um livro contando tudo e deixando grandes lições! Ele ficou muito contente com o convite, pensou bastante e acabou aceitando. É uma biografia com histórias surpreendentes, continuaram.

Sobre a ideia, elas disseram: 

"A ideia surgiu porque achamos que era a única coisa que faltava na carreira e na vida de jornalista esportivo do Celestino Valenzuela."

Confira abaixo a ficha das jornalistas e do homenageado:

Rafaela Meditsch: Rafaela Meditsch tem 37 anos e trabalha desde 2002 na RBS TV e TV COM. Atualmente é editora de esportes RBS TV E TVCOM, editora-chefe do programa Tvcom Esportes, editora do programa Bate Bola. Também coordeno transmissões na TV COM e é comentarista de tênis. Formou-se na PUC/FAMECOS em agosto de 2001. Fez estágio no SBT, em Florianópolis, durante as férias (ainda quando estudante). Seu primeiro emprego foi na TVBV, em Florianópolis (afiliada da Band) depois que se formou, morando 7 meses por lá. Depois, na RBS, fez o programa Falando Abertamente, da Tania Carvalho. Na sequencia o Bom Dia Rio Grande, bloco de esportes (5 anos). Assumiu o cargo de editora-chefe do Tvcom Esportes. E, em 2013, foi editora-chefe do Lance Final, apresentado pela Eduarda Streb, programa saiu da grade, mas foi um sucesso. 

Eduarda Streb: Eduarda Streb, a Duda, nasceu em Porto Alegre (RS), em 23 de fevereiro de 1973. Começou a carreira em 1995, como diagramadora do jornal Zero Hora (RS). Depois, teve um breve estágio na Rede Globo, no Rio de Janeiro (RJ), e, em 1999, passou a cobrir esportes na RBS TV, quando da saída da repórter Marjana Vargas. De 1999 a 2009, foi apresentadora de Esportes do Bom Dia Rio Grande e reserva imediata do bloco local do Globo Esporte (ambos na TV Globo) e do TVCOM Esportes, na TVCOM. Em 2007, fez parte da cobertura da SporTV nos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. De 2009 a 2012, foi vista nacionalmente no SporTV, onde apresentou uma das edições diárias do SporTV News e foi repórter dos jogos envolvendo times gaúchos para o SporTV e Premiere FC. Ganhou o Prêmio Press de 2005, na categoria Repórter de TV, e fez várias coberturas internacionais para a RBS e para o SporTV, em edições da Taça Libertadores, nas quais o Grêmio e o Internacional estavam presentes, e no Mundial Interclubes de 2006 e 2009, além das Olimpíadas de Pequim, em 2008. Mais tarde, voltou para RBS, e apresentou até o fim de 2013 o extinto Lance Final. Em fevereiro de 2014, passou a apresentar o RBS Esporte, substituindo Thiago Mourão.

Celestino Valenzuela: Celestino Valenzuela é um gaúcho de Alegrete. Nasceu no dia 9 de junho de 1928. É um ex-narrador esportivo e apresentador de televisão brasileiro, com carreira consolidada no Rio Grande do Sul. Trabalhou nas rádios Itai, Farroupilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gaúcha e na RBS TV. Tornou-se famoso nas décadas de 1970 e 1980 pelo bordão "Que lance!" e por narrar jogos da Dupla Gre-Nal. Foi substituído em 1989 por Paulo Brito. É considerado por muitos o maior narrador da história do futebol gaúcho.

Abaixo, segue a ficha da obra:
 
Ficha:

Título: Que Lance
Editora: Edelbra
Autoras: Rafaela Meditsch e Eduarda Streb
Data do lançamento: 26 de setembro
Horário: Das 19h às 23hrs
Local: Barrashopping, Porto Alegre

0 comentários:

Postar um comentário