Pages

domingo, 13 de julho de 2014

Entrevista com Eugenia Károlyi

É com muito prazer que o blog recebe mais uma jornalista. Ela ficou conhecida pela reação de espanto no jogo entre Brasil x México, na Arena Castelão. O nome: Eugenia Karolyi, jornalista venezuelana, mas que já viveu na Alemanha, Miami, e tem seu pai que mora em São Paulo.

Sem delongas, confira o bate-papo, primeiramente em espanhol e abaixo a tradução.

Gabriel Dantas: Para los lectores futuros, explique: ¿quién es Eugenia Károlyi?
Eugenia Károlyi: Soy venezolana, de Caracas. He vivido en Venezuela, Miami, Alemania, España y México. Soy una ciudadana del Mundo.

GD: Usted es periodista del sitio deportadas.tv. Hubo cierta influecia de su familia para ser periodista? ¿Y cómo es trabajar en este sitio?
EK: Influencia de mi familia nada, de echo ellos querían que estudiara administración de empresas pero mi pasión siempre fue la comunicación, así que decidí estudiar comunicación y periodismo.

GD: En su perfil de Twitter, usted dice que va ser el futuro presidente de la FIFA. ¿Quieres ser tú mismo, o es sólo una broma?
EK: Es mi sueño, pero a muy largo plazo... Tengo mucho que recorrer antes de llegar ahí. La FIFA tiene un poder único de unir a la humanidad y me gustaría poder utilizar ese poder de una forma positiva para hacer un bien. Además, me encantaría ser la primera mujer que ocupe ese cargo. Es mi mayor meta entre una larga lista de metas que tengo en torno al involucramiento de la mujer en el mundo del futbol.

GD: Usted recibe un montón de mensajes en su Twitter. Como es ser reconocida por su profesionalismo y carisma? Esto motiva a continuar siendo un periodista?
EK: Es lo que más me motiva... Los mensajes de la gente. Me gusta ser reconocida por mi profesionalismo y personalidad sin necesidad de estarme quitando la ropa. Agradezco mucho el apoyo de la gente, sin ellos mi trabajo no tendría sentido.

GD: ¿Y en las calles? Usted consigue demasiado afecto?
EK: Cada vez más... Es impresionante lo que puede generar una imagen que le de la vuelta al mundo. Hoy la gente me reconoce en la calle, me piden foto y que les haga la misma cara del meme jajajajaja... Ya me duele la mandíbula!!! Pero me encanta sentir el afecto de la gente y que haya sido para ellos un bonito recuerdo del Mundial aunque espero que mi imagen no se quede solo en eso y que la gente me recuerde también por mi trabajo.

GD: Cómo estás encontrando el Mundial de 2014?
EK: Espectacular! He viajado por todo Brasil y no podría haber imaginado mi primer mundial mejor. Un país tan maravilloso lleno de gente tan amable, donde se respira futbol en todas partes... Ha sido un sueño hecho realidad!!!

GD: ¿Cómo es trabajar en un evento tan importante como la Copa del Mundo?
EK: Es impresionante... Sobre todo porque requiere de mucha preparación y logística. Yo tengo 4 años preparándome para el Mundial y creo que lo hice muy bien. Puede ser un evento abrumador para algunas personas porque todo es masivo. A mi lo que mas me ha impactado son las salas de prensa de los estadios... Son enormes! Nunca había visto una sala de prensa tan grande, ni en los juegos olímpicos, ni en las finales de Champions, ni en Copa America.

GD: ¿Quieres volver a Brasil?
EK: Me quedaría a vivir aquí feliz. Mi padre es de Sao Paulo pero vive en USA así que siempre he tenido la voluntad de venir a vivir aquí un tiempo... Seguro que algún día lo haré. Sueño con vivir en Rio de Janeiro.

GD: Usted es venezolana, y Venezuela nunca ha participado en una Copa del Mundo. ¿Cómo es el país en el momento de este evento?
EK: Venezuela es un país con mucha inmigración portuguesa, italiana, española... Durante los Mundiales, desde pequeña recuerdo ver todos los carros con banderas de todos los países. Nuestro país nunca ha participado pero el de nuestros padres y abuelos si, cada quien le va al país de sus orígenes... Por eso desde pequeña siempre torcí por Brasil, luego por Mexico porque me fui a vivir ahí. Pero mi sueño es ver a Venezuela en el Mundial.

GD: Usted se hizo conocido después de una reacción en el estadio Castelão, en Fortaleza. ¿Cómo fue ese momento?
EK: En el momento estaba muy estresada... Tengo muchos amigos en la selección mexicana y quería verlos triunfar en este Mundial, el partido contra Brasil era clave para ellos. El empate fue casi una victoria para Mexico. Para mi, fue el partido más emocionante de toda la Copa. Estaba alucinando con las paradas de Memo Ochoa y el disparo de Guardafo que atajó Julio Cesar... Fue un partidazo!

GD: Fue en la Fortaleza, también, que usted crió la campaña 'No Era Penal'. Explique o motivo e como foi la reacción de los torcedores.
EK: Yo no cree la campaña pero fue el sentimiento general de todos ese día en el estadio. Mexico iba ganando 1-0 contra Holanda, Sneider empató el partido y en el tiempo extra el arbitro marca un penal a favor de Holanda que efectivamente no era penal... Robben se tiró y eso dejo a Mexico fuera del Mundial. Me dio mucha rabia.

GD: Para usted, ¿quién será campeón de la Copa?
EK: Tendremos una final durísima. Espero que sea un partido bonito donde podamos disfrutar de buen fútbol. Hace tiempo vengo diciendo que Alemania sería campeón de este Mundial, desde Sudáfrica pude ver la calidad del equipo aleman, pero eran muy jóvenes. Creo que Alemania tiene el mejor equipo de Brasil 2014, pero es futbol y aquí todo puede pasar... Si Messi se anima le podría dar la Copa a Argentina que su ultima final la perdió precisamente contra Alemania en Italia '90.

GD: ¿Qué jugador merece su punto culminante? ¿Por qué?
EK: Creo que Messi, pues es el único título que le falta conseguir pero en toda la temporada, y ahora en la Copa no lo he visto jugar como el Messi de siempre... Le falta hambre de ganar creo yo.

GD: ¿Cuáles son sus observaciones acerca de la organización de Brasil para la realización deste evento?
EK: A mi parecer todo ha estado muy bien organizado. Hay un solo tema sobre la FIFA que me parece insolito, y es que en la sala de prensa no tengan ni agua para dar a los periodistas. Teniendo a Coca Cola como patrocinador me parece una falta de respeto hacia la prensa que no pueda haber agua gratis por lo menos. La comida en los estadios es pésima y en el centro de prensa cobran carísimo por una comida malísima. Ni siquiera café tienen. Te tratan mucho mejor en el open Media Center.

GD: Por último, conseje a los lectores que quieren seguir la área del periodismo.
EK: Mi consejo es que busquen un tema que les apasione y se enfoquen en eso. Que nunca dejen que nadie les diga que no pueden hacerlo y que cada día den al menos un paso hacia sus metas. Ah! Y hay que leer mucho... La base del periodismo es la historia.

Tradução:
Gabriel Dantas: Para os leitores futuros explique quem é Eugenia Károlyi?
Eugenia Károlyi: Sou venezuelana, de Caracas. Já vivi em Venezuela, Miami, Alemanha, Espanha e México. Sou um cidadã do Mundo.

GD: Você é jornalista do site deportadas.tv. Houve certa influência de sua família para ser jornalista? Como é trabalhar nesse site?
EK: Influência de minha família não, na verdade, eles queriam que eu estudasse administração de empresas, porém, minha paixão sempre foi a comunicação, por isso decidi estudar comunicação e jornalismo.

GD: No seu perfil do Twitter, você diz que futuramente será presidente da FIFA. Quer ser realmente ou é apensa uma piada?
EK: É meu sonho, porém a muito longo prazo... Tenho muito a percorrer antes de chegar lá. A FIFA tem um poder único de unir a humanidade e gostaria de usar esse poder de forma positiva para fazer um bem. Além disso, eu adoraria ser a primeira mulher a ocupar esse cargo. É o meu maior objetivo de uma longa lista de objetivos que eu tenho sobre a participação das mulheres no mundo do futebol.

GD: Você recebe um monte de mensagens no seu Twitter. Como é ser reconhecida pelo seu profissionalismo e carisma? Isso a motiva para continuar a ser um jornalista?
EK: Isso é o que me motiva... mensagens de pessoas. Eu gosto de ser reconhecida pelo meu profissionalismo e personalidade sem a necessidade de tirar a roupa. Agradeço o apoio do povo, sem eles o meu trabalho não teria sentido.

GD: E nas ruas? Você recebe muito carinho?
EK: Cada vez mais... É incrível o que você pode gerar uma imagem que corre o mundo. Hoje as pessoas me reconhecem na rua, me pedem fotografias e que faça o mesmo rosto do meme hahaha ... Minha mandíbula já dói! Mas eu gosto de sentir o carinho das pessoas e tem sido para eles uma lembrança agradável da Copa do Mundo, mas espero que a minha imagem não fique apenas nisso e que as pessoas lembrem de mim também pelo meu trabalho.

GD: O que você está achando da Copa do Mundo de 2014?
EK: Espetacular! Tenho viajado por todo o Brasil e não poderia imaginar minha primeira Copa do Mundo de melhora maneira. Um país tão maravilhoso e cheio de pessoas amorosas, onde se respira futebol em toda parte. Foi um sonho que se tornou realidade.

GD: Como é trabalhar em um evento tão importante quanto a Copa do Mundo?
EK: É impressionante... Especialmente uma vez que exige muita preparação e logística. Estou me preparando a quatro anos para a Copa do Mundo e acho que fiz muito bem. Pode ser um evento grande para algumas pessoas, porque tudo é enorme. Para mim o que mais me impactou mais são as salas de imprensa dos estádios... Elas são enormes. Nunca havia visto uma sala de imprensa tão grande, nem em Jogos Olímpicos, nem em finais de Champions League, nem em Copa América.

GD: Quer voltar para o Brasil?
EK: Eu ficaria feliz em viver aqui. Meu pai é de São Paulo, mas vive nos EUA, então eu sempre estive disposta a vir morar aqui por um tempo... tenho certeza que virei algum dia. Sonho em viver no Rio de Janeiro.

GD: Você é venezuelana, e a Venezuela nunca participou de uma Copa do Mundo. Como é o país no momento deste evento?
EK: A Venezuela é um país com muita imigração portuguesa, italiana, espanhola... Durante a Copa do Mundo, desde a minha infância me lembro de ver todos os carros com bandeiras de todos os países. Nosso país nunca participou, mas os nossos pais e avós sim, cada um com seus países de origem. Assim, desde pequena sempre torci por Brasil, e depois pelo México, porque eu fui morar lá. Mas o meu sonho é ver a Venezuela em um Mundial.

GD: Você se tornou conhecida depois de uma reação no estádio Castelão, em Fortaleza. Como foi esse momento?
EK: No momento eu estava muito nervosa... Tenho muitos amigos na seleção mexicana e queria ve-los ganhar neste Mundial, a partida contra o Brasil era fundamental para eles. O empate foi quase uma vitória para o México. Para mim foi o jogo mais emocionante da toda Copa. Estava tendo alucinações com as defesas de Ochoa e o chute de Guardado que Julio César salvou. Foi um grande jogo!

GD: Foi em Fortaleza também que você criou a campanha "Não foi pênalti". Expliquei o por que e como foi a reação dos torcedores?
EK: Eu não criei a campanha, mas foi o sentimento geral de todos presentes no estádio neste dia. O México estava ganhado por 1x0 contra a Holanda, Sneijder empatou a partida e nos acréscimos o árbitro marcou um pênalti para a Holanda, que na verdade, não foi pênalti. Robben se jogou e isso deixou o México fora do Mundial. Me deu muita raiva.

GD: Para você, quem será o campeão da Copa do Mundo?
EK: Teremos uma final duríssima. Espero que seja uma bela partida, onde possamos desfrutar de um bom futebol. Há muito tempo venho dizendo que a Alemanha seria campeã deste Mundial, desde a África do Sul pode se ver a qualidade da equipe alemã, mas eram muito jovens. Creio que a Alemanha é a melhor equipe do Brasil 2014, mas é futebol e aqui tudo pode acontecer... Se Messi se animar, poderá dar a Copa para a Argentina, que fez sua ultima final perdendo justamente para a Alemanha, na Itália, 1990.

GD: Que jogador merece o seu clímax? Por quê?
EK: Acredito que Messi, pois é o único título que lhe falta conquistar, mas em toda temporada e agora na Copa, não o vi jogar como o Messi de sempre. Lhe falta fome de vencer, creio eu.

GD: Quais são suas observações sobre a organização do Brasil para a realização desse evento?
EK: Parece-me que foi tudo muito bem organizado. Há apenas um tema sobre a FIFA que me parece incomum, é que na sala de imprensa não haver nem água para se dar aos jornalistas. Tomando uma Coca Cola como patrocinador eu acho uma falta de respeito para a imprensa não ter sequer água livre, pelo menos. A comida nos estádios é péssima e o centro de imprensa cobra caríssimo por uma comida horrível. Nem sequer café tem. Te tratam muito melhor em uma Midia Center aberto.

GD: Por fim, que conselho deixa para os leitores que querem seguir o campo do jornalismo.
EK: Meu conselho é que busquem um tema que tenham paixão e focar nisso. Que nunca deixem que alguém lhe diga o que não pode fazer e que a cada dia dê ao menos um passo em direção a seus objetivos. Ah! E ler muito... A base do jornalismo é a história.

0 comentários:

Postar um comentário