Pages

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Entrevista com Fernanda de Lima

Mais uma entrevista chegou. E essa é com uma jornalista de extrema categoria. É com a Fernanda de Lima, colunista no portal Donas da Bola.

Fernanda de Lima graduou em Jornalismo na Universidade Paulista, São Paulo. Depois, fez Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, entre o período de fevereiro de 2009-março de 2010. Em 2011, foi para o Canadá. Lá, ela fez Introdução a Questões Sociais Globais, Comunicação e Inglês.

Em 2008, teve o seu primeiro emprego. Foi como estagiária. na MBPress. Executou a função de elaborar pautas sobre a cidade de São Paulo através do trabalho de radioescuta. Em junho do mesmo ano até janeiro de 2009 trabalhou na K2Web, como produtora de conteúdo para sites e newsletters de clientes; analista de Google Adwords.

Em Setembro de 2009 dirigiu-se à Revista Química e Derivados. Foi Repórter freelancer. Cobrira a feira de beleza, fez entrevistas com os diretores e coordenadores das empresas participantes, além de redação para anuário da Editora QD.

Na Rabbit Partnership, entre 2010-2011, foi redatora e revisava peças publicitárias (banners, folders, newsletters, revistas institucionais). No ano seguinte, pode-se afirmar que a vida da entrevistada cresceu. Entrou no portal Donas da Bola. Primeiramente, fazia colunas semanais de Fórmula 1 e tênis, eventuais entrevistas e matérias relevantes sobre diversos outros esportes. Depois, passou a ser geradora de conteúdo para as mídias sociais do grupo: informações, coberturas esportivas e interação com o público. Em 2012 fez a cobertura online dos Jogos Olímpicos de Londres.

Neste ano,  foi para a Autoracing, onde escreve uma coluna sobre a visão feminina na Fórmula 1, um esporte amplamente dominado pela ala masculina. No Portal Rackets, fez a cobertura e reportagem sobre o Aberto de tênis do Brasil, realizado em São Paulo, de 11 a 17 de fevereiro. Reportagens sobre os jogos e entrevistas coletivas dos tenistas, com enfoque especial no espanhol Rafael Nadal. E ainda escreve uma coluna semanal sobre o circuito masculino de tênis (ATP).

Depois desse extenso currículo, vamos conferir um pouco da vida da entrevistada e suas opiniões.

Gabriel Dantas: Para os futuros leitores, explique quem é Fernanda de Lima?
Fernanda de Lima: Uau. Pergunta difícil de se responder. Sou jornalista e colunista de esporte, pisciana, dedicada e curiosa por natureza.

GD: Em que ano entrou no Jornalismo?
F. de Lima: Me decidi pelo Jornalismo no primeiro ano do Ensino Médio. Após a conclusão do EM, em 2005, a minha escolha pela área foi algo natural.

GD: Antes de seguir a área do Jornalismo, queria fazer outra coisa?
F. de Lima: Nunca pensei em seguir outra área. O Jornalismo, apesar de desconhecer e não ter referências próximas sobre a profissão, sempre foi a minha primeira escolha.
 
GD: Você foi à Toronto, Canadá, para tratar de Questões Sociais Globais, Comunicação e Inglês. Como foi essa experiência?
F. de Lima: Toronto aconteceu de forma repentina e num momento de transição na minha vida. Antes do intercâmbio eu estava trabalhando com marketing educacional, mas cheguei num ponto em que o trabalho tornou-se fácil demais, sem desafios, sem ação, me sentia completamente inoperante. Dali, informei a meus chefes que estava de saída, que precisava buscar algo a mais. Dei-lhes o tempo necessário e embarquei para Toronto. Além do aprendizado natural de se vivenciar um país diferente do seu, Toronto me apresentou novas perspectivas de problemas reais que vivemos todos os dias. O curso Questões Sociais Globais me despertou para um mundo até então desconhecido, mas tão próximo de todos nós, o de Doenças Negligenciadas. Ainda não sei quando ou como, mas é algo que quero ter o prazer de ajudar a resolver.

GD: Como é sua rotina hoje?
F. de Lima: Hoje a minha rotina se resume aos meus trabalhos no Autoracing, Donas da Bola e Portal Rackets.

GD: O que gostaria de fazer na carreira e ainda não conseguiu realizar?
F. de Lima: Uau. Muita coisa! Ainda estou engantinhando, mas acho que é assim que se começa.

GD: Tem algum time de coração?
F. de Lima: Sim. Sou palmeirense desde que me entendo por gente.

GD: Você acredita que um jornalista esportivo deve assumir seu time de coração?
F. de Lima: Deve? Não sei. O mundo do futebol em que vivemos hoje beira à ignorância, à violência. Entendo perfeitamente aqueles que preferem não revelar. Eu nunca escondi ou precisei esconder. Tenho profundo respeito profissional pelos clubes adversários, já fui a festas, cobri aniversários, jogos do meu arqui-rival.

GD: Quem são os jornalistas e/ou profissionais da comunicação que mais admira?  
F. de Lima: Gosto dos jornalistas que tocam a alma, que humanizam seus textos. Pedro Bassan, Tino Marcos, Rodrigo Viana. Admiro também Ilze Scamparini.

GD: Na sua opinião, a cobertura esportiva brasileira é satisfatória? Não faltaria, por exemplo, um pouco mais de jornalismo investigativo?
F. de Lima: A cobertura esportiva no Brasil é satisfatória porque não há oposição. A maioria dos veículos de comunicação faz o mesmo tipo de trabalho, raramente buscam o ineditismo, dessa forma o público desconhece novas formas/fontes de informação, os dois lados acabam-se por satisfeitos. Mas se eu acho que falta um pouco mais de investigação? Sim, absolutamente. Dois ou três corajosos gatos pingados estão buscando se desvencilhar desse sistema, ainda é pouco, mas é um começo.

GD: Mudando de assunto, o que achou do título do Brasil na Copa das Confederações? Você acha que vai existir um clima de oba-oba apenas por ter ganhado da Espanha?
F. de Lima: Acho que o título foi bom para o grupo e, de certa forma, ajudou a apaziguar os ânimos a cerca dos protestos em diversas cidades brasileiras. Não acho que o clima de oba oba possa existir só por conta dessa vitória contra a Espanha. Mais do que tudo, acho que ainda falta identificação dos torcedores com essa seleção, sendo assim as cobranças não acabarão.

GD: Depois do título, Felipão é mesmo o técnico ideal para a Copa 2014?
F. de Lima: Felipão não seria o meu técnico da seleção. Mas já que está lá, não tem sentido colocar outro no lugar com 2014 batendo à porta.

GD: No assunto Seleção Brasileira, você prefere a de 70 ou 82?
F. de Lima: Obviamente não acompanhei nenhuma das duas rs. Mas sempre ouvi falar muito sobre a seleção de 82. Até hoje meu pai relembra a ofensividade e criatividade daquele time comandado por Telê. Acho que o fato mais importante e que enaltece a grandeza dessa seleção de 82 é que, mesmo não tendo sido campeã, ela ainda é referência e faz brilhar os olhos de quem ainda se lembra.

GD: Neymar é a estrela do atual futebol brasileiro. Você acha que ele pode se tornar um dos melhores jogadores do mundo com essa transferência para a Europa?
F. de Lima: Acho que tem tudo pra isso.

GD: Qual a sua opinião a respeito dos Estaduais? Devem ser ignorados pelos clubes?
F. de Lima: Eu particularmente adoro os Estaduais. Claro que algumas fórmulas devem ser revistas para trazer mais competitividade aos campeonatos. Acho que os clubes deveriam encarar como uma preparação pra temporada, é época de testes, de adquirir confiança, fazer mudanças.

GD: São Paulo vive um momento muito conturbado. Adalberto Batista pediu demissão. Ele e Juvenal Juvêncio são os culpados? Por que?
F. de Lima: Acabo de ficar sabendo que Adalberto Batista está de volta ao SPFC num cargo político. Política no São Paulo que tem influenciado diretamente dentro de campo. Desde a saída do Muricy em 2009, o São Paulo já enfrentou meia dúzia de trocas de técnico. Eu não poderia afirmar que Adalberto e Juvenal são os únicos culpados, mas acho que dá pra dizer que a situação atual é consequência de uma má gestão. Um clube funciona como qualquer empresa, se os seus dirigentes não desempenham o que se esperam deles, não é de se espantar que à beira do campo e em campo o trabalho seja melhor executado.

GD: O que achou desse projeto da diretoria do SPFC em abaixar os preços para aumentar o público?
F. de Lima: Acho que o SPFC tem de lutar com as armas que tem para fugir do rebaixamento. No entanto, só fica evidenciado que um clube raramente pensa no torcedor. É uma atitude que demonstra que o torcedor só vem em primeiro lugar quando se precisa dele.

GD: Consideras Fred um jogador "marketeiro"?
F. de Lima: Acho o Fred um bom jogador. Nada mais, nada menos do que isso. Pode ter sido algumas vezes supervalorizado.

GD: As torcidas organizadas atrapalham ou ajudam o futebol?
F. de Lima: Acho que os bandidos atrapalham o futebol, e eles podem fazer parte ou não de torcidas organizadas. Mas com os recentes casos envolvendo as organizadas, acho que é hora de os clubes cortarem as regalias a essas torcidas. Hora ou outra vão acabar manchando a história do próprio clube.

GD: Nesse início de Brasileirão, quem é a grande surpresa e decepção?
F. de Lima: A maior surpresa pra mim é o Atlético-PR. E a maior decepção? O Fluminense.

GD: Qual seu conceito sobre a participação das mulheres no jornalismo esportivo? 
F. de Lima: Quando eu era mais nova e dizia que o jornalismo esportivo era a área que gostaria de seguir, as pessoas me olhavam com espanto. Hoje, quando digo que o jornalismo esportivo é a minha área, as pessoas me olham com admiração. Com dedicação, trabalho e respeito, nós vamos desbravando caminhos.

GD: Para finalizar, deixe um recado para os nossos leitores que querem seguir a àrea do jornalismo e defina como é trabalhar no portal Donas da Bola.
F. de Lima: Não é uma área fácil, não tem glamour, o mercado é restrito, a grana é curta. Mas aprendi a viver sob o lema "a vida é muito curta para fazer algo que não gosta". Então se é o que você quer, persista, os momentos de gratificação valerão a pena. Comecei a escrever pro Donas da Bola após minha volta de Toronto. Decidi que a partir dali só faria o que gostasse. Começou como um passatempo que ao longo do tempo tem se concretizado em um negócio. É trabalho duro aliado a prazer. Num grupo impressionante de talentosíssimas guerreiras, tive o prazer de fazer também grandes amigas.

É isso, leitores. Fernanda de Lima nos mostra que tudo é possível na vida, basta ser persistente e fazer o que você gosta.

0 comentários:

Postar um comentário