Pages

domingo, 29 de setembro de 2013

A consistência do Dortmund e o pragmatismo do Bayern

Borussia Dortmund e Bayern de Munique são as melhores equipes da Alemanha. Isso é evidente. Fizeram a final da Liga dos Campeões da Europa, na última temporada, que foi vencida pelos Bávaros. Jogaço. Depois, o Dortmund deu o troco. Mais um jogo difícil, disputado. Mais um jogaço.

O Borussia Dortmund venceu o Bayern de Munique por 4 a 2 no Signal Iduna Park e se sagrou campeão da Supercopa da Alemanha. Os amarelos não tomaram conhecimento da equipe de Pep Guardiola. O duelo apenas uma Supercopa da Alemanha, mas a rivalidade acirrada entre Borussia Dortmund e Bayern. Outro ingrediente não menos importante é a presença do técnico Pep Guardiola que comandou pela primeira vez oficialmente o time bávaro.

O jogo teve varios destaques. Pelo lado do Borussia, Reus, Gundogan e Lewandowski. Já pelos Bávaros, Robben, Ribéry e Alaba fizeram uma excelente partida. 

Pelo Campeonato Alemão, Borussia Dortmund e Bayern de Munique seguem disputando gol a gol a liderança. O primeiro levou a melhor com goleada sobre o Freiburg por 5 a 0, enquanto o atual campeão da Europa derrotou o Wolfsburg por 1 a 0.

Com os resultados, as duas equipes chegaram aos 19 pontos ganhos, com pequena vantagem para o Dortmund no saldo de gols (16 a 12). Mas um outro ingrediente não menos importante é bom ser lembrado: o futebol jogado pelas equipes.

Jurgen Klopp e Pep Guardiola armam equipes ofensivas, pra frente. Com isso, há a consistência e o pragmatismo. Klopp é mais consistente, pois consegue efetivar não só a posse de bola, mas também a finalização. Ontem, na partida contra o Freiburg, foram 25 chutes contra apenas 1 do time visitante. Já Pep Guardiola, não consegue deixar de lado àquele futebol envolvente que conseguira fazer no Barcelona. A posse de bola é o mais essencial. Porém Jupp Heynckes, ex-treinador dos vermelhos, não tinha essa especialidade. Ele prefiria fazer do Bayern uma equipe mais volumosa, tipo um Borussia da época.

Mas isso pouco importa. O mais importante é que esses estrategistas continuem nos enchendo de orgulho de ver uma partida de futebol, onde haja emoção, volume de jogo, finalizações e muito mais. Todos os ingredientes do futebol devem ser usados, para que o futebol europeu, principalmente o Alemão, seja o mais destacado.


0 comentários:

Postar um comentário