Pages

sexta-feira, 22 de março de 2013

A grandeza dos pequenos

Não é de hoje que o futebol é mesmo uma caixinha de surpresas. O que dizer das vitórias de times considerados 'pequenos', como Resende, Nova Iguaçu, Penapolense, XV de Piracicaba e tantos outros. Mas há pessoas que irão dizer ou pensar o seguinte: não é a grandeza, e sim zebra. Até podemos considerar esse pensamento, mas acho injusto. Se uma equipe 'pequena' venceu a 'grande' é porque essa equipe montou uma estratégia diferenciada. Quarta-feira, dia 20/03, ocorreu uma grandeza. O Nova Iguaçu venceu o Vasco por 2 a 0 e essa vitória custou caro para o treinador Gaúcho, que foi demitido após a partida. Uma outra grandeza que podemos citar foi o empate entre Corinthians x XV de Piracicaba.

Não é só no futebol brasileiro que isso ocorre. Abaixo, cito algumas das maiores zebras no futebol mundial:

Swindon Town 3-1 Arsenal (Final da Copa da Liga Inglesa de 1969).

Arsenal 1-2 Wrexham (FA Cup 1992).

Real Unión 3-1 Real Madrid (volta: Real Madrid 4 x 3 Real Unión. Pelo critério do gol marcado fora, o Unión eleiminou os merengues).

Alcorcón 4-0 Real Madrid: Um ano após a derrota para o Real Unión, os Merengues levaram uma goleada do Alcorcón, equipe que atua na Terceira Divisão Espanhola. Tal goleada motivou uma brincadeira da torcida: "Alcorconazo" (referência ao Maracanaço da Copa de 1950).

Mazembe 2-0 Internacional (Mundial de Clubes 2010) - Favorito destacado para a vitória, o Internacional jogou fora a chance do bicampeonato do Mundial ao ser derrotado pelo Mazembe por 2 a 0. Os gols foram marcados por Mulota Kabangu e Dioko Kaluyituka.

Além de zebras nesses campeonatos, as Copas do Mundo chamam mais a atenção. Veja as maiores:

Senegal 1 x 0 França (Copa do Mundo de 2002)

Coréia do Sul 2 x 1 Itália (Copa do Mundo de 2002)

Gana 2 x 0 República Tcheca (Copa do Mundo de 2006)

Essas são as principais, mas jamais serão as únicas. Muitas estão por vir. E o próximo pode ser o seu time de coração.






0 comentários:

Postar um comentário