Pages

terça-feira, 1 de abril de 2014

Os Estaduais de 1964

Há 50 anos, um fato marcou o Brasil: a Ditadura. Instalou-se no governo do país entre 1 de abril de 1964 até 15 de março de 1985. A implantação da ditadura começou com um golpe de Estado em 1964, quando as Forças Armadas do Brasil derrubaram o governo do presidente eleito democraticamente João Goulart e terminou quando José Sarney assumiu o cargo de presidente, quando o país foi redemocratizado. Houveram momentos de tensão e várias trocas de presidente. Também teve o Milagre Econômico, uma forma de ludibriar o povo, para mostrar que aquele Regime era benéfico para o Brasil.

Mas e o futebol? Como foi na Ditadura?

O presidente Médici, gaúcho, exigiu a convocação de Dadá Maravilha, do Atlético Mineiro. Influenciou decisivamente na demissão de João Saldanha às vésperas da copa e criou financiamentos para compra de televisões. Em 1971, foi criado o Campeonato Brasileiro. Houve uso político, com o governo influenciando a CBD para incluir times de algumas cidades a pedido de políticos.

Voltando um pouco, em 1964, aconteceram os Estaduais. Hoje, os mesmos Estaduais são criticados. Mas antes não era bem assim. Os estádios lotavam. Havia violência, mas não de forma tão absurda como a de hoje.

Dessa forma, vamos ver as equipes que conquistaram os Estaduais daquele ano. 

Acreano - Rio Branco
Alagoano: CRB
Amazonense: Nacional
Amapaense: Juventus
Baiano: Vitória
Cearense: Fortaleza
Brasiliense: Guanabara e Rabello
Capixaba: Desportiva
Carioca: Fluminense
Goiano: Atlético Goianiense
Maranhense: Sampaio Corrêa
Mineiro: Siderúrgica
Matogrossense: Operário
Paraense: Remo
Paraibano: Campinense
Pernambucano: Náutico
Piauiense: Flamengo
Paranaense: Maringá
Fluminense*: Americano e Eletrovapo
Potiguar: Alecrim
Rondoniense: Ypiranga
Gaúcho: Grêmio
Catarinense: Olímpico de Blumenau
Sergipano: Sergipe
Paulista: Santos

*Campeonato Fluminense de Futebol foi a competição de clubes do Estado do Rio de Janeiro, iniciado no período em que ainda não havia ocorrido a fusão deste com o Estado da Guanabara (atual cidade do Rio de Janeiro). Apenas em 1975, os estados foram fundidos formando o atual estado do Rio de Janeiro. As entidades desportivas de ambos, no entanto, só se fundiram em 1978.

0 comentários:

Postar um comentário