Pages

terça-feira, 22 de abril de 2014

Conheça um pouco mais do Brasília, campeão da Copa Verde

Foi na base do sofrimento. A equipe do Brasília conquistou na noite de ontem seu principal título, a Copa Verde. Jogando no Mané Garrincha, o Colorado precisava vencer o Paysandu para sagrar-se campeão. No primeiro jogo, havia sido 2 a 1 para o Papão. As equipes fizeram um jogo equilibrado, mas o Paysandu sofreu após ficar com um homem a menos em campo, ainda no primeiro tempo, quando o zagueiro Charles recebeu o cartão vermelho por evitar um gol do Brasília com as mãos. Na cobrança de pênalti, Gilmar abriu o placar. 

Mais de 50 mil torcedores foram acompanhar a decisão. Alekito ampliou o placar na segunda etapa, e o título estava muito próximo para a equipe da Capital Federal. Porém, o técnico Mazola Júnior deixou o Papão todo ofensivo, em busca do resultado.Deu efeito. Leandro Carvalho diminuiu, repetindo o placar da primeira partida. Sendo assim, a decisão foi para os pênaltis.

Mais sofrimento. Augusto Recife (Paysandu) foi o primeiro a cobrar. Gol. Depois, veio Mateuzinho. Perdeu. Yago Pikachu, gol. Natan, gol. João Paulo, gol. Daniel, gol. Leandro Carvalho, gol. Renan, gol. Lima tinha a responsabilidade no pé. Caso fizesse, Paysandu campeão. Porém, abusou do preciosismo e perdeu. Claudecir, gol. Bruninho, gol. Índio, gol. Djalma, gol. Alekito, gol. A pressão era enorme. Dramático. Heliton foi para a cobrança, mas perdeu. O técnico Luis Carlos do Brasília saiu comemorando, mas esqueceram de avisar que ainda faltava uma cobrança. Cabia ao lateral Fernando converter. Partiu, chutou, o goleiro defendeu, a bola subiu, bateu no travessão e entrou. Ufa!!! Brasília, campeão da Copa Verde.

Com o título, o Colorado conquistou assim uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2015, sendo a primeira equipe do Distrito Federal a disputar uma competição internacional.

História:
Foi fundado em 2 de junho de 1975, sob o nome de Brasília Esporte Clube e tornou-se um dos primeiros clubes-empresa do Brasil, em 8 de novembro de 1999, passando a se chamar Brasília Futebol Clube. Suas cores são o vermelho e o branco, motivo pelo qual também é conhecido como Colorado. É o time mais antigo do estado. 

A equipe já conquistou 8 Brasiliense, 1 Taça JK, 2 Brasilienses da segunda divisão e 1 Copa Verde.

O principal rival do Brasília é o Gama. A rivalidade se acentuou na década de 1990, quando o Gama passou por seu melhor momento no futebol brasiliense e conquistou seis títulos metropolitanos, se aproximando do Brasília, que já possuia oito títulos e era o maior vencedor. No início de 2000 o Gama conquistou outros três títulos e superou o clube colorado, tornando-se o maior vencedor do campeonato Brasiliense.

Porém, o Brasília eliminou nas semifinais da Copa Verde o Brasiliense. Portanto, uma nova rivalidade começou a surgir.

0 comentários:

Postar um comentário