Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O futebol não está acompanhando o ritmo do tempo moderno

O final de semana foi marcado por uma polêmica que não tem fim. No sábado, Júlio Baptista, meia do Cruzeiro, foi flagrado pela câmera do SporTV dizendo ao meia do Vasco, Cris, ''faz outro, faz outro logo, pô". Nessa altura do jogo, o Vasco vencia por 2 a 0, gols de Thalles e Edmílson. O Cruzeiro tinha o escanteio a seu favor. Como todos sabem, num estádio de futebol existem inúmeras câmeras que flagram qualquer lance, se possível filmam ainda o pensamento dos torcedores, jogadores, árbitros, enfim, quem está no palco. O jogo terminou 2 a 1 para o Vasco. Paulão diminuiu para o time mineiro. 

Depois desse lance, Portuguesa, Bahia, Criciúma e Coritiba entraram com um pedido para o STJD(Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) para analisar as imagens. O procurador do STJD , Paulo Schmidt, confirmou que analisará as imagens da partida entre Vasco e Cruzeiro, disputada no último sábado, e investigará o polêmico diálogo entre o cruzeirense Júlio Baptista e o vascaíno Cris.

“Eu solicitei nesta manhã(de domingo) as imagens das declarações e os principais lances da partida, para que a gente possa avaliar qualquer tipo de manipulação. É óbvio que pode ser passível de penalidade", declarou Paulo ao canal ESPN, no programa Bate-Bola.

Após toda essa polêmica, uma questão deve ser colocada: onde está o Bom-Senso FC? Para quem leu meu post, no sábado, viu o que eu escrevi sobre a atuação da entidade e a atuação de uma outra, a CBF. Para quem não leu, acesse esse link para conferir. 

Nesse domingo, houveram confrontos importantes para a decisão de quem ficaria no Z4, zona de rebaixamento. Bahia e Portuguesa se enfrentaram na Arena Fonte Nova. O Tricolor de Aço venceu a Lusa por 1 a 0, gol de Fernandão. Internacional e Coritiba ficaram no 0 a 0 e a Ponte Preta empatou com o Grêmio em 1 a 1. E o Fluminense perdeu para o Santos por 1 a 0, primeira derrota sob o comando de Dorival Júnior. Com esses resultados, a parte de baixo ficou assim: 
16 Fluminense 42
17 Coritiba 42
18 Vasco 41
19 Ponte Preta 36 (práticamente rebaixado)
20 Náutico 17
(rebaixado)

Porém, hoje saiu uma notícia dizendo que Coritiba, Fluminense e Vasco estão buscando algumas irregularidades para rebaixar a Portuguesa, Ponte Preta e o Criciúma. Essa prática seria realizado pelo tapetão. Tapetão é uma expressão muito usada no mundo do futebol. É quando um time perde em campo, mas quer ganhar na Justiça. Estamos em 2013, uma nova Era do Futebol. Não sabia que ainda existe essa forma de ganho. Achei que estava banalizada, mas não. Por que eles querem utilizar o tapetão? A forma mais democrática de se ganhar é jogando futebol, é partindo pra cima dos adversários, jogando pra frente. Mas não. Eles querem ganhar na forma mais rápida possível.

Um exemplo para rebaixar a Portuguesa é que segundo alguns clubes para a temporada de 2013, a diretoria paulista conta com pelo menos 13 atletas emprestados, sendo que desses, pelo menos dez chegaram de outras equipes da Série A. Porém, a reclamação só é válida quando apenas 5 desses jogadores atuaram em pelo menos um jogo nessa Série A. Ao princípio, não é o caso.

Será que o futebol acompanhará o ritmo do mundo globalizado, avançado? Parece que não. Porque estamos ainda na Pré-História da modalidade.

0 comentários:

Postar um comentário