Pages

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Fim do espetáculo

Terminou o Brasileirão 2012! Talvez um dos mais disputados da década. Não pelo fato do título antecipado do Fluminense, e sim pelas disputas internas de cada clube. Um lutava pela vaga direta na Libertadores, outro pela permanência na Série A.

Atlético-MG conseguiu um feito espetacular. Terminou em segundo e conseguiu a vaga direta na fase de grupos para a Libertadores 2013, enquanto o Grêmio irá disputar uma Pré-Libertadores. Sport Recife fez de tudo para permanecer na Série A, até empatou com o então campeão Fluminense, mas não conseguiu. Foi rebaixado pelo Náutico, seu grande rival.


Indo para a parte não muito boa para as equipes, que é o Z-4(Zona de rebaixamento). Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense foram rebaixados para a Série B. Um representante de cada estado(Pernambuco, São Paulo, Goiânia e Santa Catarina). Sport fez 41 pontos, Palmeiras 34, tanto Atlético-GO e Figueirense conquistaram 30 pontos.

Sem mais delongas, irei fazer uma simples explanação da atuação de cada equipe no Brasileirão 2012, com o seu respectivo jogador diferenciado.

Atlético-GO: Fez uma campanha modesta. Dos 38 jogos realizados, foram 7 vitórias, 9 empates e 22 derrotas, total de 30 pontos. Desses 30 pontos conquistados, 18 foram conquistados em casa. Podemos destacar a bela atuação do time goiano frente ao Santos. A equipe santista saiu na frente, mas com um bom setor defensivo e ofensivo, a equipe goiana virou o jogo. O destaque do Atlético-GO foi o goleiro Márcio. Fez grandes defesas e evitou o pior.

Atlético-MG: O que dizer de uma equipe que contratou muito. Investiu alto em grandes jogadores, como o goleiro Victor e o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho. Além de uma revelação do Campeonato Brasileiro, que foi o Bernard. Foram 72 pontos conquistados, 47 em casa e 25 como visitante. Uma das grandes partidas que foram feitas, a que merece destaque é o jogo contra o Fluminense. A equipe mineira perdia até os 45, quando Leonardo Silva virou o jogo. O destaque atleticano na competição foi o Ronaldinho Gaúcho, que ressurgiu no futebol.

Bahia: A equipe baiana melhorou na competição logo após a contratação do técnico Jorginho. Abriu portas para jogadores novatos e experientes, dando um bom ritmo de jogo. Mereceu não cair para a Série B. Foram 47 pontos conquistados, 24 em casa e 23 como visitante. Um dos jogos que merece destaque, é justamente a da rodada 36, quando a equipe baiana venceu por 1 a 0 a equipe da Ponte Preta. Foi alí o ponto auge da não queda do Bahia. O jogador que merece destaque é o goleiro Marcelo Lomba, que fez belas e importantes defesas.

Botafogo: Não tenho dúvida de que a maior festa que a torcida botafoguense fez, foi a apresentação do atacante Seedorf no Engenhão. Depois daquele dia memorável, aposto eu que nenhum torcedor tenha comemorado tanto. Foi uma equipe que apresentou um futebol muito fraco. 55 pontos conquistados, 31 como mandante e 24 como visitante. Não me lembro de nenhum jogo que mereça destaque, então o jogador que merece estar aqui é o próprio Seedorf, que com sua maestria e experiência comandou a equipe de General Severiano.

Corinthians: Abandonou o Brasileirão por causa da Libertadores. Foi um excelente planejamento da diretoria e do técnico Tite. Depois que conquistou o título da América, voltou a jogar definitivamente a competição nacional e terminou em 5°. 57 pontos conquistados, 36 em casa e 21 fora de seus domínios. Um grande jogo que merece um tal destaque é a oleada aplicada pelo Timão frente ao Coritiba no Pacaembu. Jogador que merece um destaque especial, é o craque Emerson Sheik.

Coritiba: Comandada por Eventon Ribeiro e companhia, a equipe paranaense fez bonito na competição. Sem nenhuma chance de ser rebaixada, aproveitou os jogos em seus domínios para conseguir uma boa campanha. Dos 48 pontos conquistados, 35 foram como mandante e apenas 13 fora de seus domínios. Um jogo que merece ser destacado por mim, foi a goleada sobre o Cruzeiro por 4 a 0. E o jogador destaque do Coxa Branca é o Everton Ribeiro, que com sua juventude conseguiu comandar.

Cruzeiro: Pelo segundo ano consecutivo fez um péssimo Brasileirão. Com um elenco razoável, mas com uma boa folha de salários, a equipe celeste não conseguiu subir na tabela, e ficou na nona posição com 52 pontos. 32 em casa e 20 como mandante. Analisando a tabela de jogos, não tem nenhum jogo de destaque positivo. O melhor jogador cruzeirense foi o goleiro Fábio, que com sua flexibilidade fez boas defesas.

Figueirense: Com uma contratação que encheu os olhos dos torcedores do Figueira, a equipe catarinense não se encaixou em campo. Estou me referindo ao Loco Abreu. O jogador não estava sendo aproveitado no Botafogo e foi contratado pelo time da região sul, mas todo esse investimento não foi aproveitado. O jogador que merece destaque é o Aloísio, que pode estar indo para o São Paulo.

Flamengo: Com um futebol digno de segunda divisão, a equipe carioca conseguiu se manter na Série A. Não apresentava um futebol que agradasse o torcedor flamenguista, então veio os protestos. Esses protestos culminaram numa melhora pouco significativa. 50 pontos conquistados, 32 em casa e 18 fora. Difícil escolher um jogador que mereça um certo destaque. Mas pelo faro de artilheiro, escolho o atacante Vágner Love.

Fluminense: Tenho orgulho de falar mais uma vez dessa equipe campeã. Mereceu absolutamente esse título. Não tinha estrelas, mas tinha um time competitivo e agradável. Dos 77 pontos conquistados, 38 foram em casa e 39 fora dela. Tenho vários jogos em minha memória que merece destaque. Mas o jogo principal foi a vitória sobre o Palmeiras por 3 a 2. O jogador que merece ser o centro das atenções é o goleiro Diego Cavalieri. Pegou tudo e mais um pouco. Como dizem, todo time bom começa com um bom goleiro.

Grêmio: Comandado pelo Luxemburgo, a equipe gremista se despediu do Brasileirão 2012 contra o seu maior rival, o Internacional. A despedida foi no estádio Olímpico, que também está se despedindo do futebol nacional. O time do Grêmio fez uma boa campanha. Terminou em terceiro e irá disputar a Pré-Libertadores. O melhor jogo do time gaúcho foi contra o Figueirense, no primeiro turno, quando ganhou de 4 a 0. O melhor jogador do Grêmio foi o Elano, que foi dispensado do Santos.

Internacional: Cito as mesmas palavras que disse a respeito do Cruzeiro. Então, não irei repeti-las. A equipe gaúcha terminou em décimo, com os mesmos 52 pontos do Cruzeiro. 31 foram conquistados em casa e 21 como mandante. Difícil escolher um jogo bom e um jogador bom do Internacional. Então ficarei na parte neutra.

Náutico: Sem nenhuma tradição no cenário nacional, como o Náutico, conseguiu vaga na Sul-Americana. Com todo respeito ao Clube Náutico Capiberibe, mas existem clubes mais tradicionais. Para conseguir o apoio e a desculpa dos torcedores, irei falar da excelente campanha do time pernambucano. Foram 38 jogos realizados. 14 vitórias, 7 empates e 17 derrotas, total de 49 pontos. Dos 49 pontos, 42 pontos foram conquistados em seus domínios. Simplesmente sensacional. Um jogador que merece destaque é o atacante Kieza, que fez gols importantes.

Palmeiras: Infelizmente tenho que falar do maior desgosto do Brasileirão 2012. Uma equipe que só tinha três jogadores que honravam o manto alvi-verde: Henrique(zagueiro), Marcos Assunção(meio-campo) e o atacante Barcos, que na minha opinião foi o jogador destaque. Como um bom blogueiro, espero a renovação no time paulista.

Ponte Preta: Analisando como um todo, fez uma campanha de altos e baixos. Terminou a competição em décimo quarto, com 48 pontos. 34 foram conquistados em casa e 14 fora de seus domínios. Um grande jogo que merece destaque e que por felicidade pude acompanhar, foi o jogo contra o Coritiba, que a equipe campineira goleou por 4 a 1.Roger, atacante, é o atleta que merece o meu respeito.

Portuguesa: Poucas contratações, muitas revelações. Essa foi a filosofia da equipe paulista. Teve como atração o goleiro Dida, que passou pelo Corinthians e Seleção Brasileira. As revelações foram o Ananias, Léo Silva e Bruno Mineiro. A Lusa quase foi rebaixada, mas pelas combinações de resultados, conseguiu permanecer nessa difícil divisão do futebol.

Santos: Alguns irão dizer que o Santos abandonou o Brasileiro por causa da Libertadores. Não é verdade. O excesso de jogos foi o fator principal para que o Santos não conseguisse fazer uma campanha melhor. Talvez a falta do atacante Neymar, também tenha sido culiminante para isso. Tenho vários jogos em mente que merecem destaque, mas cito Santos e Atlético-MG, quando o jovem atacante santista fez um belo gol.

São Paulo: Gastou um bom dinheiro no começo do ano. Começou mal o Brasileirão 2012. Demitiu o Emerson Leão e contratou Ney Franco. Recebeu critícas, mas com um bom futebol apresentado pelos jovens Lucas, Denilson e Cícero e pelos experientes Rogério Ceni e Luis Fabiano, o São Paulo encontrou o seu futebol e ficou em 4° nesse Brasileiro, com 66 pontos. 47 conquistados em casa e 19 fora dela.

Vasco: Não fez um bom campeonato. Talvez pela mudança intensa de treinadores ou pelo fato de não ter um bom elenco. Terminou em 5° nessa edição do espetáculo nacional. Não foi merecido, mas no futebol há mais 'zebras' do que o próprio merecimento. Muito difícil escolher um jogador que tenha mostrado um futebol de alto nível, mas pelo fato de não ter muitas escolhas, cito o Fernando Prass, que pode estar indo para o Palmeiras.

Finalizo aqui o post. Espero que gostem. ''Fecha-se a cortina do espetáculo''


0 comentários:

Postar um comentário