Pages

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Chega de 'futepoplismo'

Todos sabem que o futebol é o esporte mais valorizado e admirado por todos. Todos sabem também que no mundo atual existem grandes jogadores que estão fazendo um enorme sucesso.

Com esse sucesso desses jogadores, que mais pra frente irei citar os nomes, vem o marketing. Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Essa tal estratégia do marketing, é utilizar jogadores de futebol, com isso eles ganham mais dinheiro. Ou seja, é totalmente ridículo. O jogador já recebe os seus direitos e salários e ainda recebe mais para fazer um comercial de TV. O mundo capitalista, além de existir na economia, existe também no futebol.

Iremos aos nomes. Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar são os atletas esportivos que mais fazem comerciais publicitários. Ás vezes são interessantes. Ás vezes nem tanto. Desses 3 nomes citados, posso dizer que aquele que tem um orçamento mais pesado, é o Neymar.

Neymar tem renda mensal de quase R$ 3 milhões. Está entre os jogadores mais bem pagos do mundo. Atualmente, é o 13º lugar. Contudo, nem todo o montante vem do salário no Santos.

A imagem do jogador vem sendo atrelada em comerciais de banco, montadora de carros, cervejaria, energético, telefonia móvel etc. Esse é o famoso investimento do marketing. E posso afirmar que tudo isso só ocorreu por influência da mídia. A mídia é culpada pela valorização dele. Mídia e marketing são sinônimos.

Por isso tem que acabar. Não estou dizendo para acabar o processo, mas sim parar de utilizar um jogador que apareceu mais na TV do que fez gol. Afinal, qual é a função dele: jogador ou garoto-propaganda?

0 comentários:

Postar um comentário