Pages

sexta-feira, 27 de março de 2015

Das três divisões do Campeonato Paulista, Francana é quem faz a pior campanha; Marília é o segundo

O Campeonato Paulista possui quatro divisões. A quarta divisão, que é chamada pela FPF - Federação Paulista de Futebol - de Segunda Divisão, ainda não começou. Somadas nas três divisões, temos 60 equipes. E quem faz a pior campanha é a Francana, que disputa o Paulistão Série A3.

A equipe soma apenas dois pontos em 14 jogos. São dois empates e 12 derrotas. Marcou apenas nove gols e sofreu 35, sendo a defesa mais vazada do Campeonato Paulista. Está na última colocação da Série A3 e o rebaixamento já é inevitável. Ainda restam 6 jogos - 18 pontos para serem conquistados. A primeira equipe fora da zona de rebaixamento é a Itapirense, que tem 16 pontos, 14 a mais que a equipe de Franca. Uma simples derrota para o Tupã neste domingo (29) o rebaixamento estará 100% confirmado.

No Paulistão A2, quem faz a pior campanha é o Guaratinguetá. Em 12 jogos realizados, a equipe venceu apenas uma e perdeu outras onze. Apenas três pontos somados. A equipe tem 17 gols marcados e 32 sofridos. As chances são remotas para se livrar de um novo rebaixamento. Porém está mais simples, se comparado com a fase da equipe francana.

Por sua vez, na primeira divisão do Paulista, quem faz a pior campanha é o Marília. Em 12 jogos disputados, não venceu nenhum. São apenas dois empates e dez derrotas. Cinco gols marcados e 27 sofridos.

As três equipes citadas neste post passam pelo mesmo problema: dificuldade financeira. Ambas vivem com os salários atrasados. A diretoria do MAC - Marília Atlético Clube - conseguiu a liberação junto a Justiça de cerca de R$ 300 mil para abater a dívida, valor referente a cota de TV.

Porém pouco mudou. Alguns jogadores, que chegaram em janeiro, possuem apenas 25% de janeiro e o mês de fevereiro em atraso. Alguns, que treinam desde novembro, ainda estão há três meses sem receber.

No jogo contra o Corinthians, realizado na Arena Corinthians, nenhum hotel quis hospedar os jogadores. E como não tinham almoço, tiveram que comer duas horas antes do jogo um simples lanche no bar mais próximo ao estádio.

Já em Franca, a empresa de marketing, Foot Star, que vinha investindo no clube, anunciou o rompimento do acordo e não arcará mais com as despesas da equipe na competição. O clube ainda informou que o rompimento da parceria se deu devido à falta de pagamento de salários por parte da empresa, que alegou estar sem dinheiro para arcar com as despesas. Como o campeonato não é transmitido por nenhuma emissora de TV, o clube não tem direito às cotas, dificultando ainda mais no processo.

Em Guaratinguetá, nada é divulgado abertamente à imprensa. Mas o que se sabe é que em 2014 a equipe passou pela mesma situação, tendo caso de jogadores que ficaram até cinco meses sem receber.

Salários atrasados não é um problema exclusivamente das equipes do interior. Essa deficiência vem sendo percebida até nas equipes de maiores porte, casos de São Paulo e Corinthians.

E como comentei sobre o refinanciamento feito pela Presidente Dilma Rousseff, é preciso aprender a pagar as contas. Os mandatários terão mais uma facilidade, já que esse refinanciamento é facultado. O futebol brasileiro precisa de responsabilidade.

Leia mais! Dilma anuncia MP do Futebol

0 comentários:

Postar um comentário