Pages

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Futebol feminino precisa de renovação e investimento

E mais uma vez o Brasil foi vítima da Alemanha. Dessa vez, no futebol feminino Sub-20. Na última terça-feira (12), o Brasil perdeu da seleção europeia por 5 a 1, e foi eliminada de maneira vexatória. No Canadá, a seleção brasileira comandada pelo técnico Doriva Bueno realizou três partidas: empate contra China (1 a 1), derrota para os EUA (1 a 0) e humilhação contra Alemanha (5 a 1).

Qual foi o grande problema da seleção? Emocional, falta de técnica ou muito oba-oba? Não sei a melhor resposta. Mas o futebol feminino vive um drama semelhante ao do futebol profissional masculino. As condições não são as melhores oferecidas pelo clube/dirigentes, o calendário é pífio e os investimentos são algo raro. 


O Brasil Sub-20 realizou apenas dois amistosos antes de partir para o Canadá. E agora a seleção feminina principal, sob comando de Vadão, disputa a Copa América 2014 no Equador, de 11 a 28 de setembro. A seleção principal conta apenas com um bom nome: Marta. Marta pode até ser comparada com Neymar. Se estiver na seleção, ótimo; caso contrário, é uma seleção qualquer. 


A renovação começa na base, assim como o futebol masculino. Porém, me parece que as diretorias olham apenas para o próprio umbigo. E assim fica difícil. Se eles fizeram um intenso trabalho de busca, tenho certeza que surgirá uma nova Marta, Formiga, Cristiane. Mas a nobreza impera.

Enquanto a seleção masculina tem apoio de várias empresas importantes no mercado, não vejo isso acontecer no futebol feminino. Será que o machismo ainda reina? É bem provável.

E o que esperar das Olimpíadas de 2016? Não muita coisa. O título pode até vir, mas sem empolgar. A roda de samba, o choro e a glorificação da vitória são problemas que devem ser resolvidos.

O futebol feminino é muito instável e, por isso, temos de já começar a pensar no futuro. Queremos ter uma coisa melhor mais para frente e a hora de construir isso é agora. Ou melhor: passou da hora. Concluindo: renovação e investimento são algo que devem acontecer. Caso contrário, continuaremos sem revelar grandes jogadoras e ficaremos na mesmice. 

0 comentários:

Postar um comentário