Pages

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A emoção de um Gre-Nal

Já está mais do que provado que a rivalidade e a paixão dos torcedores pelos seus times no futebol brasileiro crescem a cada nova partida. No Rio Grande do Sul não é diferente, talvez seja até mais evidente O clássico Grenal faz acender, a cada novo jogo, a chama da disputa e da competição entre as duas equipes gaúchas, reforçada sempre pelas torcidas organizadas e pelos fanáticos do futebol, que fazem de tudo para acompanhar seu time de coração.

Grêmio e Internacional proporcionam histórias. No dia 30 de janeiro de 2011, foi realizado o primeiro clássico fora do Brasil. O jogo foi no Atílio Paiva, em Rivera, cidade do Uruguai. O Grêmio venceu por 2 a 1. O Olímpico, antigo estádio do Grêmio, teve seu último capítulo escrito no dia 02 de dezembro de 2012. O jogo terminara em 0 a 0.

Depois do Olímpico, uma nova fase foi iniciada pelo Grêmio. A construção da Arena do Grêmio faria com que o Gre-Nal ganhasse um novo glamour. Primeiro Gre-Nal da história da Arena foi em 2013, mais precisamente no dia 04 de agosto.

Daqui a quatro dias, o Beira-Rio, estádio do Inter que foi reformulado para a disputa da Copa do Mundo, receberá o primeiro Gre-Nal. Será a chance do Grêmio dar o troco, já que o Gre-Nal 400 foi vencido pelos Colorados. Rafael Moura fincou pé na história ao anotar dois, virar o jogo e dar à Arena o seu primeiro vencedor após três Gre-Nais. Rafael Moura foi o herói vermelho no 2 a 1 do clássico 400.

Para sentir a emoção e saber do quão importante e inesquecível é vivenciar um Gre-Nal, confira o que Rodrigo Vianna, narrador da Rádio Gazeta AM, de Porto Alegre, Thaís Luana, colunista no portal Donas da Bola e Diori Vasconcelos, comentarista na Rádio Gaúcha disseram:

Rodrigo Vianna:
"De cara deixo o último Gre-Nal com o inesquecível. Mesmo ainda recente, o último, disputado em Caxias do Sul para mim é o mais inesquecível. Por um único motivo, o Internacional tirou o pé depois dos quatro gols. Estava narrando o jogo, e sentado na cabine do Centenário, foi nítido o Inter desacelerando, e deixando o jogo chegar ao final. Mesmo nos tempos dos anos 90 quando o Grêmio vencia o Inter com o time B, e nenhum dos jogos, percebi uma superioridade tão grande como esta do último jogo".

Thaís Luana:
"Falar sobre Gre-Nal é sempre com muita emoção, pois diferente de outros clássicos pelo Brasil, no RS só existe 1 adversário eterno! São vários bons, outros nem tanto, várias finais de Gauchão entre os dois times, mas o primeiro que me vem na lembrança e um dos mais emblemáticos para todos os tricolores foi o GREnal do século. Depois de 100 anos do massacre que o Grêmio aplicou no Inter, leves 10x0 em 1909, em 2009 o jogo seria a comprovação da superioridade. O Grêmio vinha de uma série de sete jogos sem vencer o clássico e no do século não estava começando diferente: o Inter sai na frente com Nilmar. Mais uma derrota estava vindo e em pleno Olímpico Monumental lotado. Por sorte nossa, Souza empata ainda no primeiro tempo e a agonia minha só começava. Jogo pegado, como todo Gre-Nal, cartões amarelos e faltas duras davam o tom do jogo complicado.
Sou sempre positiva em todos os jogos, acredito até o fim na Imortalidade que muitos interpretam erradamente. Somos Imortais não porque não morremos e caímos, somos Imortais porque não desistimos nunca, vamos com força até o último segundo, nossa tão conhecida raça sempre prevalece e é nessa vibe que eu sigo. No segundo tempo muitas bolas perigosas dos dois lado, até que o iluminado argentino Máxi López faz no rebote de Guiñazu, lembro perfeitamente do lance e da avalanche na geral, comemorava como louca em casa. Depois de 100 anos o Gre-Nal era nosso novamente. O próximo, de domingo, tem tudo para ser grande com a volta do nosso eterno mestre Felipão, e no lado do Inter tem o Abel, como em 1995, ano de muitas glórias nossas, e que assim seja em 2014!"

Diori Vasconcelos:
São muitos clássicos inesquecíveis. Cada um deixa episódios e personagens marcados na história. Vou lembrar de um Gre-Nal recente, que foi um dos melhores clássicos que assisti nos últimos tempos. Especialmente, por ter sido um clássico que resgatou o folclore e magia que esse duelo tem. Estou falando do Gre-Nal 398, realizado em 2013, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O jogo terminou 2 x 2, com gols de Willians, D'Alessandro, Jackson (contra) e Vargas. Depois da partida, o atacante Kleber Gladiador, o meia D'Alessandro e o técnico Renato protagonizaram uma disputa de declarações. O primeiro disse que o "Inter começou a existir em 2006". O argentino falou que "tem time que tem que olhar VHS para relembrar título". Já o treinador disparou que "D'Alessandro tem de idade eu tenho de títulos". Foram três declarações provocativas, mas nenhuma delas com intenção maldosa. Em nenhum momento, incitaram violência ou demonstraram irritação com os adversários. Simplesmente, mostraram que é possível levar a rivalidade na esportiva. Sem precisar ficar refém de declarações frias que tiram o brilho e a graça de um dos maiores clássicos do mundo".
 
O fanatismo e o amor que os torcedores têm pelo Grêmio e pelo Inter é visível a cada decisão. Nas vitórias e nas derrotas eles sempre estão apoiando o seu time. Isso pode ser sempre notado nas músicas que os colorados cantam: "Inter, estaremos contigo, tu és minha paixão. Não importa o que digam. Sempre levarei comigo.” E nas músicas dos gremistas “Fui numa festa na Geral do Grêmio. É lá que rola a festa sim senhor. Rapaziada é puro sentimento. A que mais canta pelo tricolor”.

Abel Braga x Felipão! Gre-Nal 401! Uma nova história será contada! O primeiro Gre-Nal sem Fernandão, ídolo do Inter onde atingiu seu melhor momento no futebol. Logo em seu jogo de estreia, marcou o milésimo gol da história do Clássico Gre-Nal, feito que lhe rendeu uma placa e o fez cair nas graças da torcida colorada. Hoje, ele não está conosco, mas lá de cima vivenciará e torcerá com muita emoção. 

0 comentários:

Postar um comentário