Pages

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Há 30 anos, uma final improvável

No dia 31 de julho de 1985, uma final improvável do Campeonato Brasileiro acontecera. Aliás, aquele Campeonato foi de momentos inexplicáveis.

As quartas de final eram formadas por quadrangulares. Num grupo onde tinha Atlético-MG, Guarani, Ponte e CSA, os mineiros levaram a melhor; do outro lado, o Brasil de Pelotas eliminou o time do Flamengo, Bahia e Ceará, chegando assim a uma inédita semifinal nacional.

A classificação do Coritiba no terceiro grupo não foi surpreendente, mas a posição do Corinthians (último do grupo que ainda contava com Sport e Joinville) foi.

E o Bangu classificou-se no grupo com Internacional, Vasco e Mixto-MT. As semifinais foram entre: Coritiba x Atlético-MG e Bangu x Brasil de Pelotas.

No primeiro confronto entre paranaenses e mineiros, 1 a 0 para o Coxa. No Mineirão, 0 a 0. Coritiba já estava na final. O Bangu, por sua vez, venceu os dois confrontos contra o time do Rio Grande do Sul: 1 a 0, no Olímpico, e 3 a 1, no Maracanã.

Todas as torcidas do Rio de Janeiro se uniram para prestigiar o Bangu. Lotaram o Maracanã.

Na decisão, em jogo único disputado no Maracanã, com mais de 91 mil pessoas, o Coritiba saiu na frente com Índio, mas Lulinha empatou para o Bangu.

O árbitro invalidou um gol do Bangu, marcado por Marinho, em impedimento. Encerrada a partida em 1 x 1, aconteceu uma prorrogação de 30 minutos, permanecendo o empate. O título foi, então, decidido através da cobrança de penalidades.

Gílson Gênio, Pingo, Baby, Mário Marques e Marinho converteram suas cobranças para a equipe carioca. Índio, Marco Aurélio, Édson, Lela e Vavá, para o Coritiba.

Ado errou a sexta cobrança. E coube à Gomes fazer o gol do título. O gol de Gomes foi feito às 0h39 do dia primeiro de agosto. Coritiba, campeão Brasileiro de 1985.

FICHA TÉCNICA

BANGU (5) 1 x 1 (6) CORITIBA

Estádio: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ).
Data: 31/07/1985
Público: 91.257

Arbitro: Romualdo Arppi Filho
Gols: Índio 25 do 1º; Lulinha 35 do 2º
Pênaltis: Gílson Gênio, Pingo, Baby, Mário Marques e Marinho marcaram;  Ado errou (B) Índio, Marco Aurélio, Édson, Lela, Vavá e Gomes marcaram (C)

Amarelos: Mário (B), Rafael, Gomes e Dida (C)

BANGU: Gilmar, Márcio Nunes, Jair, Oliveira e Bady; Israel, Lulinha (Gilson) e Mário; Marinho, João Cláudio (Ping) e Ado. Técnico: Moisés.

CORITIBA: Rafael, André, Gomes, Heraldo e Dida; Almir (Vavá), Marildo (Marco Aurélio) e Tóbi; Lela, Índio e Édson. Técnico: Ênio Andrade.

0 comentários:

Postar um comentário