Pages

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Futebol de 5 e Futebol de Sete: entenda as adaptações e o funcionamento

Os Jogos Parapan-Americanos ocorrem em Toronto, no Canadá. O Brasil tem um desempenho fantástico. E o destaque vai para a Natação e o Atletismo. Porém, o Brasil mostra potência no Futebol.

Tanto nos Jogos Parapan-Americanos quanto no Paralímpico, o futebol é dividido em duas áreas - 5 e 7. O futebol de 5 é disputado em uma quadra que segue as medidas do futsal, com algumas alterações nas regras tradicionais. Já o de 7, o campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol.

Confira um pouco da história dessa modalidade:

Futebol de 5: História e favoritismo

Em 1978, foi organizado na cidade de Natal (RN), o primeiro campeonato da modalidade. Porém a modalidade só entrou para o programa dos Jogos Paraolímpicos em Atenas-2004. Antes, em 1998, o Brasil conquistara o primeiro Mundial, realizado em Paulínia, interior de São Paulo.

A seleção brasileira venceu todas as edições. Em 2004, vitória sobre a Argentina por 3 x 2. Em Pequim, 2008, a decisão foi contra os anfitriões chineses e nova vitória, desta vez por 2 x 1. Na última edição, Londres-2012, os rivais do Brasil foram os franceses. E confirmação do favoritismo. Vitória por 2 a 0 na decisão da medalha dourada.

Em 2007, no Parapan do Rio de Janeiro, o Brasil venceu a Argentina, e conquistou o primeiro título nos Jogos. O bi veio em Guadalajara, no México. Os rivais: sim, a Argentina. Vitória por 1 x 0. Em novembro do ano passado, a seleção comandada por Ricardinho tornou-se campeão mundial, no Japão, exatamente contra os nossos maiores rivais.

Classificações:

No Futebol de 5, existem três classificações:

B1
Cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância

B2
Atletas com percepção de vultos

B3
Atletas que conseguem definir imagens

Como é praticado?

O futebol de 5 é exclusivo para cegos. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada com uma banda lateral (barreira feita de placas de madeira, evitando que a bola saia em lateral, a não ser que seja por cima desta).

Cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro, que tem visão total e quatro na linha, totalmente cegos e que usam uma venda nos olhos para deixá-los todos em iguais condições, já que alguns atletas possuem um resíduo visual (vulto) que dão, nesta modalidade, alguma vantagem a estes.

Cada seleção possui um Chamador, espécie de guia. Ele fica atrás do gol adversário, orientando a melhor jogada. Contudo, o guia não pode sair da área delimitada.

A torcida não pode se manifestar, já que a prática da modalidade deve ocorrer em um ambiente silencioso. A bola possui guizos. Daí a necessidade do silêncio durante o andamento da partida. Através do som emitido pelos guizos, os jogadores podem identificar onde a bola se encontra.

Regras:

Dois tempos de 25 minutos;
Intervalo de dez minutos;
Uma pequena área de onde o goleiro não pode sair para realizar defesa nem pegar na bola de 5 por 2 metros;
Após a terceira falta, é cobrado um tiro livre da linha de oito metros ou do local onde foi sofrida a infração;
Os jogadores são obrigados a falar a palavra espanhola "voy" ("vou" em português), sempre que se deslocarem em direção a bola, na tentativa de se evitar choques.

Desempenho no Parapan de Toronto:

Brasil 6 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Colômbia
Uruguai 0 x 4 Brasil


Hoje tem Brasil x Argentina, às 19h

Futebol de Sete:


Foi na cidade de Edimburgo, na Escócia, em 1978, que aconteceram as primeiras partidas para os jogadores que possuem paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou acidentes vasculares cerebrais.

Em Barcelona (1992), o Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos e ficou em sexto lugar. Na Paralimpíada de Atlanta (1996), a seleção brasileira ficou em penúltimo lugar. Quatro anos mais, em Sidney, medalha de bronze. E em Atenas, a medalha de prata.

Classificação:

O grau varia de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento físico. Quanto maior a classe, menor o comprometimento do atleta. Cada time deve ter sempre um jogador que seja C5 ou C6 em campo. Os jogadores da classe 5 são os que têm o maior comprometimento motor, ficando impossibilitados até mesmo de correr. Nesse caso, a posição mais ideal é a de goleiro.

Como é praticado?

O campo tem no máximo 75m x 55m, com balizas de 5m x 2m e a marca do pênalti fica a 9,20m do centro da linha de gol.

Cada equipe atua com sete jogadores (incluindo o goleiro) e cinco reservas. Os jogadores pertencem às classes menos afetadas pela paralisia cerebral e não usam cadeira de rodas.

Regras:

Dois tempos de 30 minutos;
Intervalo de 15 minutos;
Não existe regra para impedimento;
A cobrança lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.

Desempenho no Parapan de Toronto:

Brasil 7 x 0 Venezuela
Brasil 7 x 0 Argentina
Brasil 8 x 0 Canadá


Amanhã tem Brasil x EUA - Semifinal

3 comentários:

  1. Gostaria de saber(ao exato) quais as adaptações que ocorreram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam explicar melhor! Puxa, tb tenho a mesma dúvida!

      Excluir
  2. Tb gostaria de saber, pois o texto não explica muito bem!

    ResponderExcluir