Pages

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Para-heróis: superação e exemplos de vida.

Esteja pronto para se surpreender com o que vai ler neste livro. É a vida que está ao seu lado e talvez você não veja. Não precisa nem gostar de esporte, muito menos do esporte praticado por pessoas com muito mais dificuldades do que as demais, como é o caso. Basta gostar de boas histórias, como estas, contadas pelo olhar sensível e comovente da repórter Joanna de Assis.

As histórias de dez pessoas especiais com um sonho em comum: tornarem-se campeões paraolímpicos. Alguns já nasceram com uma deficiência, outros a encontraram mais tarde, mas todos eles descobriram que, mesmo num corpo limitado, o que faz a diferença na vida de um herói é o coração.

Mas eles já são campeões. Demonstram a superação e são exemplos de vida.

Se buscarmos qual é a primeira coisa ou expressão que nos vem à cabeça quando falamos em deficiência, na maioria das vezes termos como dificuldade, incapacidade, e falta de algo, serão os lideres em nossas mentes. E por que isto acontece?

Isto acontece porque, desde sempre, a sociedade discrimina e classifica as pessoas com deficiência usando os termos que citamos a pouco.

Os 10 atletas citados pela Joanna são deficientes, pois encontraram uma barreira em sua vida. Mas não são incapazes. Muito pelo contrário. São capazes de fazer suas atividades, trazer emoção para quem assiste às competições e levar os seguintes pensamentos: superação, vencer barreiras e ultrapassar limites.

O livro-reportagem Para-Heróis é surpreendente a qualquer um que leia as suas páginas, pois mexe com o que é invisível. Não a aparência de uma pessoa deficiente, não a ausência de um braço, uma perna ou da voz… Mas a força que carrega dentro de si.

Nos dizeres do tetracampeão mundial de Para-canoagem Fernando Fernandes, “Joanna tem algo a mais, que a torna ainda mais especial: a delicadeza e o olhar de uma mulher que vivencia e ama o esporte”.

Mesmo que você não seja fã de esporte, o livro lhe irá inspirar para seguir lutando por seus sonhos, sem desistir quando encontrar qualquer dificuldade, lhe dará forças para encontrar seu objetivo e finalmente superar todos os obstáculos.

Joanna de Assis:

Joanna de Assis nasceu em São Paulo (SP) no dia 24 de dezembro de 1981.

Iniciou sua carreira em 1999 no jornal A Gazeta Esportiva. Nos anos seguintes, passou pelos portais Terra, UOL e GloboEsporte.com.

Trabalhou também no Cartão Verde da TV Cultura e na produtora Casablanca, onde apresentou o Cozinhando com o Craque, um programa misto de entrevista com culinária. Além disso, teve uma passagem pela revista Placar.

Atualmente é repórter do SporTV. Sua primeira participação no canal aconteceu por acaso: após a ausência de outro profissional que iria cobrir uma partida de futebol, Joana foi enviada de última hora pelo Globoesporte.com para trabalhar no jogo. Além de repórter, participa do Bem Amigos, programa apresentado por Galvão Bueno.


Joana também faz parte da equipe de repórteres da TV Globo.

0 comentários:

Postar um comentário