Pages

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entrevista com Celes Piedrabuena

Com muita satisfação e honra, tive a oportunidade de entrevistar um jornalista espanhol. O nome dele é Celes Piedrabuena. Jornalista aficionado por todas as modalidades, desde o futebol até o Mountain bike. Atualmente, ele é colunista do portal Mundo Deportivo, um dos mais importantes veículos impressos da Espanha.

Confira o trecho em espanhol, e logo em seguida a tradução.

Gabriel Dantas: Para los futuros lectores , ¿quién es Celes Piedrabuena?
Celes Piedrabuena: Pues soy una persona normal, que vive por y para el periodismo, y que intenta hacer las cosas lo mejor que puede. Que intenta disfrutar al máximo de la vida y de pasar por este mundo con la mejor de las intenciones.

GD: ¿Quién te motivó a convertirse en un periodista? 
CP: ¿La verdad? Pues un poco la vida, que te va llevando. Puede que influyera el hecho que en mi casa siempre se haya leído mucho y que mi padre siempre lea la prensa. Y tener la suerte de engancharse a esta profesión en la Universidad, de la que sigo enamorado y que además no solo me permite ganarme la vida, sino que me aporta grandes satisfacciones y conocer personas y situaciones de todo tipo.

GD: Está actualmente en Mundo Deportivo . ¿Cómo es trabajar en esta prestigiosa revista? 
CP: Es ur orgullo trabajar en el periódico Mundo Deportivo, toda una referencia en el periodismo deportivo, no en vano es el decano de la prensa deportiva en España. No obstante, principalmente mi trabajo es en la web, lo que te obliga a estar al día de todo, muy despierto en todo momento, a ser rápido y veloz.

GD: Antes de Mundo Deportivo , en el que las compañías de medios han trabajado? 
CP: Uffff, en un sinfín, desde que empecé en un periódico de un barrio de Barcelona…. han pasado muchos años. Lo primero que publiqué fue una fotografía a un piloto del Dakar que competía con Nissan, Juan Porcar. He trabajado y trabajo en varios medios de comunicación; en parte porque siempre me he buscado la vida y en parte porque siempre necesito hacer cosas. Y he tenido la suerte de escribir de aquellas cosas que siempre me han gustado, aunque es cierto que me gustan muchos temas. Así, en la actualidad, también soy jefe de la revista Esports d'Hivern –revista de deportes de invierno en España– soy el responsable de comunicación de la marca de esquís Atomic en España y trabajo como periodista en la revista de mountain bike, Solo Bici, desde hace más de diez años. El esquí y el mountain bike son dos de mis pasiones.

GD: ¿Cree que un periodista deportivo debe llevar a su equipo favorito? 
CP: Entiendo que quieres decir si hay que tener un equipo favorito. Bueno, pienso que no pasa nada siempre y cuando sepas separar tu pasión de tu profesión. Yo no me escondo, soy del Barça, pero me gustan muchos tipos de fútbol y también simpatizo con otros equipos, y si los rivales del Barça juegan bien ni tengo ningún problema en escribirlo. hay que saber diferenciar las cosas y no hacer periodismo de bufanda, que se dice aquí.

GD: ¿Quiénes son los periodistas y / o profesionales de los medios que más admiras? 
CP: Ufff, lo cierto es que en estos momentos admiro a pocos periodistas. No tengo mucho tiempo para ello. Además, muchas veces tendemos a fijarnos mucho en los que salen en los grandes medios cuando puede que haya periodistas no tan populares que hagan un trabajo tanto o mejor que los grandes nombres.

GD: Cambiando de tema , ¿cuál es su opinión sobre la selección española? Es un candidato para el título de la Copa del Mundo? 
CP: Creo que sí, aunque no será fácil. La campeona del mundo y de Europa opta al título, aunque es cierto que será muy difícil. Falta ver cómo se desarrolla la competición y cómo llegan de nivel físico y psíquico algunos jugadores claves de la Selección, que presenta bajas de última hora, y después hay que tener muy presente a Brasil, que ya demostró que sabe plantar cara a España.

GD: ¿Quién es el favorito para el título de la Liga de Campeones : Real o Atlético de Madrid? ¿Por qué?
CP: Uffff, no se sabe, aunque si Diego Costa no juega el Madrid para mí tiene más opciones. También hay que ver en qué nivel llega Cristiano Ronaldo, y pienso que de no jugar Pepe el Madrid lo notará. Hay varios factores que intervienen, la ansiedad del Madrid por la décima, después de una temporada en la que sólo han ganado la Copa del Rey, y después de muchos años de soñar con la Décima, y la ilusión del Atlético por ganar la Champions, pero hay que ver cómo asimilan ganar la Liga. Puede ser un arma de doble filo, aunque no creo que les afecte negativamente con Diego Simeone en el banquillo.

GD: ¿Qué le ha parecido el título del Atlético de Madrid en la liga española? 
CP: Me pareció bien. Ojalá todas las ediciones de la Liga se decidieran en el último partido. El Barça lo tuvo en su mano, y, de hecho, sino le llegan a anular el gol a Messi, que era legal, sería campeón, pero es cierto que el Atleti pareció el equipo más convencido de sus opciones a lo largo de la temporada, sobreponerse a las dificultades. Es justo ganador de la Liga.

GD: ¿Por qué Barcelona no demuestra lo miesmo fútbol de antes? 
CP: Jajaja, hay muchos factores que intervienen. Varios son los factores: cada temporada es distinta e intervienen diferentes factores, ha habido factores externos que no han ayudado –lesión de Valdés, Carles Puyol, el fallecimiento de Tito Vilanova, el caso Neymar…– y después hay un hecho que es obvio, los años pasan y no siempre se puede mantener el mismo nivel.

GD: ¿La idolatría de Messi terminó? 
CP: No, no creo. Hombre, es cierto que no ha rendido al nivel que nos tenía acostumbrados, y es normal que se le pida siempre lo máximo. Lo que ocurre es que lo ha hecho tan bien hasta ahora que siempre se le pide igual, y no siempre se puede rozar la excelencia. De hecho, ha sido el segundo máximo goleador de la Liga y el primero del Barça.

GD: ¿Podría montar la selección ideal de la Liga española? 
CP: Madre mía! No me gusta jugar a ser entrenado, y habría que saber la lista definitiva de Vicente Del Bosque, ya que ahora hay una pre selección, de la que se caerán algunos nombres

GD: Aquí en Brasil se discute mucho acerca de la dengue en la Copa. ¿Cuál es su análisis de esto antes? 
CP: Bueno, según escribí tras la información que me pasó Marcondes Brito parece ser que el dengue es un problema real, pero no creo que afecte a los jugadores de las selecciones. Supongo que tanto la FIFA como los cuerpos médicos de las diferentes selecciones tomarán las medidas oportunas.

GD: En relación a la Copa del Mundo de 2014 , ¿cuáles son tus impresiones o hallazgos? La organización de Brasil, la final del Mundial, puede ser digno de aplauso?
CP: Seguramente la Copa del Mundo será un éxito, aunque fuera de Brasil existe cierta preocupación por la seguridad y porque se acaben las obras a tiempo. Si todo sale bien, la de Brasil será una edición recordada siempre, Brasil es uno de los corazones del fútbol mundial.

GD: Para terminar, dar consejos a los lectores que quieren seguir el área del periodismo? 
CP: Lo cierto es que no me gusta dar consejos, pero sí te diría dos cosas. La primera es que se empiece a trabajar cuanto antes, incluso en los primeros años de Universidad, aunque sea sin cobrar. Cuanto antes, mejor. Vas viendo y conociendo el mundo del periodismo y haciendo contactos, que es muy importante. Y, después, mirar de escribir, la forma de poder hacerlo, de las cosas que más te gusten en la vida, ya sea deporte, cultura o política, y no perder nunca la ilusión.

Tradução:
GD: Para os leitores do futuro, que é Celes Piedrabuena ? 
CP: Bem, eu sou uma pessoa normal , que vive para o jornalismo, e tenta fazer as coisas da melhor maneira possível. Tentando tirar o melhor proveito da vida e passar por este mundo com a melhor das intenções.
 
GD: Quem o motivou a se tornar um jornalista? 

CP: A verdade? Bem, um pouco da vida. Sou influenciado pelo fato de que minha casa sempre li muito e meu pai sempre lê a imprensa. E ter a sorte de se envolver nesta profissão na Universidade , que eu ainda amo e também permite-me não só para ganhar a vida, mas dá uma grande satisfação de conhecer pessoas e situações de todos os tipos.
 
GD: Você está atualmente no Mundo Deportivo . Como é trabalhar nesta prestigiada imprensa?

 CP: Orgulho-me de trabalhar em no jornal Mundo Deportivo, uma referência no jornalismo esportivo da Espanha. No entanto, o meu trabalho é principalmente na web, o que  obriga a ficar em cima de tudo, muito atento o tempo todo para ser rápido e ágil. 
 
GP: Antes Mundo Deportivo , em que as empresas de mídia já trabalhou ?

CP: Uffff em infinitas, desde que eu comecei em um jornal em um subúrbio de Barcelona .... muitos anos se passaram. A primeira coisa que eu publiquei foi uma fotografia de um piloto de corrida da Dakar, Juan Porcar. Eu tenho trabalhado em diversos meios de comunicação; em parte porque eu sempre olhei para a vida e porque eu sempre preciso fazer as coisas. E eu tive sorte o suficiente para escrever sobre coisas que eu sempre gostei, embora seja verdade que eu gosto de muitas questões. Então, hoje, eu também sou chefe do jornal d'Esports Hivern -Jornal de Esportes de Inverno na Espanha, eu sou responsável pela comunicação da marca de esquis em Espanha e trabalho como jornalista em revista de Mountain bike por mais de dez anos. Esqui e Mountain bike são duas das minhas paixões.
 
GD: Você acha que o jornalista esportivo deve assumir seu time de coração? 

CP: Eu entendo o que você quer dizer se você tem um time favorito. Bem, acho que nada acontece logo separada, como você sabe que sua paixão é sua profissão. Eu não escondo, eu sou de Barcelona, mas também gosto de muitos outros tipos de futebol e também simpatizo com outras equipes, e se rivais de Barça jogarem bem, não tem nenhum problema. Deve diferenciar as coisas e fazer jornalismo.
 
GD: Quem são os jornalistas e /ou profissionais de comunicação que você mais admira? 

CP: Ufa, o fato é que agora eu pouco admiro alguns jornalistas. Não tenho muito tempo para isso. Além disso, muitas vezes temos a tendência de olhar muito naqueles emergentes na grande mídia quando não há jornalistas populares ou fazer um pouco melhor do seu trabalho do que os grandes nomes.
 
GD: Mudando de assunto, qual é a sua opinião sobre a seleção espanhola? É candidata ao título da Copa do Mundo? 

CP: Eu acho que sim, embora não será fácil. O campeão mundial e europeu opta o título, embora seja verdade que ele vai ser muito difícil. Resta ver como a concorrência se desenvolve e como é que o nível físico e psicológico de alguns jogadores estarão, mostrando baixa de última hora, e então você tem que ter em mente para o Brasil , que mostrou que levantar-se para saber Espanha
 
GD: Quem é o favorito para o título da Liga dos Campeões : Real ou Atlético de Madrid? Por quê? 

CP: Uffff não sei, embora não jogue Diego Costa, Atlético de Madrid tem mais opções para mim. Você também tem que ver em que nível Cristiano Ronaldo chega, e eu acho que não deve jogar e penso que substituto para Pepe não terá. Há vários fatores envolvidos, a ansiedade do Real Madrid até o décimo, depois de uma temporada em que eles só ganharam a Copa do Rey, e depois de muitos anos de sonhar com o décimo título, e a ilusão do Atlético vencer a Champions League mas vejo como assimilados em ganhar o campeonato. Pode ser uma arma de dois fios, embora não os afetem negativamente com Diego Simeone no banco.
 
GD: O que você achou do título do Atlético de Madrid na liga espanhola?

CP: Eu achei bom. Espero que todas as edições do campeonato sejam decididas no último jogo. Barça tinha na mão, e , de fato, mas você começa a cancelar o objetivo de Messi, que seria campeão, mas é verdade que o Atleti parecia o mais confiante de suas escolhas ao longo da temporada, superando as dificuldades. É um justo vencedor. 
 
GD: Por que não mostrar o que miesmo Barcelona futebol antes? 

CP: Hahaha, há muitos fatores envolvidos. Vários fatores são: cada temporada é diferente, não houve fatores externos que ajudaram a lesão de Valdés, Carles Puyol, a morte de Tito Vilanova , o caso Neymar ... e , em seguida, um fato é evidente , anos passam e você não pode sempre manter o mesmo nível.
 
GD: A idolatria de Messi acabou? 

CP: Não, acho que não. Cara, é verdade que ele não tem rendido o nível que estávamos acostumados, e é normal que você sempre peça para o melhor. O que acontece é que você tem feito tão bem até agora, que sempre fazia a mesmo, e nem sempre pode esfregar excelência. Na verdade, ele foi o segundo melhor goleador do campeonato e o primeiro do clube.
 
GD: Você poderia montar a seleção ideal da Liga Espanhola?

CP: Mãe! Eu não gosto de brincar de ser treinador e deve saber a lista final de Vicente Del Bosque, uma vez que existe agora uma seleção de pré que vai cair alguns nomes
 
GD: Aqui no Brasil há muita discussão sobre a dengue na Copa Qual é a sua análise desse antes? 

CP: Bem, como eu escrevi depois que passou a informação Marcondes Brito a dengue parece que é um problema real, mas eu não acho que afeta os jogadores das seleções. Eu acho que tanto a FIFA e o corpo médico das diferentes seleções tomarão as medidas adequadas .
 
GD: Em relação à Copa do Mundo de 2014, quais são as suas impressões ou resultados ? A organização do Brasil, a final da Copa do Mundo, pode ser digno de aplausos? 

CP: Certamente a Copa do Mundo será um sucesso , mesmo no Brasil, há alguma preocupação quanto à segurança e porque as obras terminar na hora. Se tudo correr bem , a edição brasileira será lembrado por muito tempo , o Brasil é um dos corações do futebol mundial.
 
GD: Para finalizar, dê dicas para os leitores que querem seguir a área do jornalismo? 

CP: A verdade é que eu não gosto de dar conselhos, mas eu gostaria de dizer duas coisas . A primeira é que comece a trabalhar o mais rápido possível, mesmo nos primeiros anos na universidade, mesmo sem remuneração. Quanto mais cedo melhor. Vocês estão vendo e conhecendo o mundo do jornalismo e fazendo contatos, o que é muito importante. E depois, olhe para escrever, como fazer, as coisas que você gosta na vida, seja esporte, cultura ou política, e você nunca perde a esperança.

0 comentários:

Postar um comentário