Pages

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cruzeiro é o Brasil na Libertadores

Éramos seis. Agora somos um. O Cruzeiro é o único representante brasileiro na Libertadores. Com muito sofrimento, a equipe venceu o Cerro Porteño do Paraguai, e se classificou às quartas de final. Agora, o time mineiro enfrentará o San Lorenzo, da Argentina, que eliminou o Grêmio, na quarta-feira, em plena Arena do Grêmio.

A Libertadores de 2014 começou com 6 representantes brasileiros: Atlético-MG, Atlético-PR, Flamengo, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro. Porém, logo na primeira fase da competição, três clubes deram adeus: Atlético-PR, Botafogo e Flamengo.

O Atlético-PR precisava vencer The Strongest, criou esperança com o gol do atacante Adriano, mas sucumbiu em La Paz por 2 a 1. Nesta quarta, queda em dose dupla. Em pleno Maracanã, o Flamengo perdeu para o León, sendo que dependia das próprias forças para avançar. Já o Botafogo tinha uma missão complicada: bater o San Lorenzo fora de casa, ou empatar para depender de outros resultados para conquistar a vaga. No fim, os argentinos triunfaram por 3 a 0.

Antes, o pior ano brasileiro na Libertadores havia sido em 2002, com dois eliminados na fase de grupos, que por coincidência são "reincidentes" em 2014: Atlético-PR e Flamengo.

Cruzeiro, Grêmio e Atlético-MG avançaram às Oitavas de final. O Cruzeiro encararia o Cerro Porteño; o Grêmio pegaria o San Lorenzo; e o Atlético-MG tinha pela frente o Atlético Nacional, da Colômbia. Nos jogos de ida, nenhum dos três venceram seus jogos. Grêmio e Atlético-MG perderam por 1 a 0; e o Cruzeiro "salvou" o desempenho pífio dos brasileiros empatando no último minuto com Samudio. 1 a 1.

Vieram os jogos de volta. Na Arena do Grêmio, Dudu fez o único gol da partida, que levou a decisão para os pênaltis. Nessa, o San Lorenzo levou a melhor: 4 a 2. Foi a terceira vez seguida que o clube brasileiro não avançou à próxima fase. No Paraguai, o Cruzeiro aguentou a pressão do jogo e da torcida, e conseguiu fazer 2 a 0, avançando de fase. Ontem, no Independência, o Atlético-MG fez o gol com Fernandinho. Mas nos minutos finais, em posição irregular, Duque empatou o jogo, e eliminou a atual campeã da Libertadores.

Só restou o Cruzeiro. Nos últimos vinte anos, apenas uma edição do torneio teve um time brasileiro entre últimos oito classificados. Foi em 2011, com o Santos, que terminou campeão. Agora, a missão brazuca é do Cruzeiro, o atual campeão nacional.

Campeão continental em 1976 e 1997, o time celeste segue em busca do tri, que escapou em 2009, num vice-campeonato em pleno Mineirão, quando perdeu para o Estudiantes, por 2 a 1.

Além do Cruzeiro, somente os colombianos do Atlético Nacional possuem uma conquista na Liberta, em 1989.

Os confrontos das quartas de final são:
Nacional (Paraguai) x Arsenal (Argentina)
Atlético Nacional (Colômbia) x Defensor (Uruguai)
San Lorenzo (Argentina) x Cruzeiro (Brasil)
Lanús (Argentina) x Bolívar (Bolívia)

O Cruzeiro decidirá a vaga para as semifinais no Mineirão.

0 comentários:

Postar um comentário