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quarta-feira, 12 de junho de 2013

365 dias para a Copa

Na inauguração do relógio com a contagem regressiva de um ano para o Mundial de 2014, realizada na manhã desta quarta-feira, no Rio, Pelé voltou a pedir à torcida brasileira que não vaie a seleção brasileira durante a Copa das Confederações.

Dos 12 estádios, seis estão prontos e serão usados na competição a partir de sábado. Mas como anda os outros setores em cada sede? Descubra abaixo

Manaus: Manaus se mobiliza para entregar as principais obras de infraestrutura até o fim de 2013. Entre os principais trabalhos está a Arena da Amazônia, com 62% de conclusão, e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com 66% dos trabalhos prontos. A cidade também tem que construir três Centro Oficiais de Treinamento e ainda direciona esforços para que, em 2014, na parte de hotelaria, tenha aproximadamente 18 mil leitos disponíveis para os turistas.

Arena da Amazônia 



Fortaleza: Fortaleza participará da Copa das Confederações, mas ainda tem pendências para o Mundial do ano que vem. O estádio Castelão, primeiro do país a ser entregue, tem problemas no seu entorno e dentro dele.
O Aeroporto Internacional Pinto Martins só concluirá as obras para o Mundial às vésperas do início da competição. Até o fim de junho, por exemplo, apenas serviços do pátio remoto para estacionamento de aeronaves devem estar finalizados.
Arena Castelão
Natal: Natal ainda enfrenta problemas de infraestrutura e grande parte das obras de mobilidade urbana ainda não foi executada. A ampliação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul da cidade, foi retirada do projeto inicial e não contempla mais as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.
Na Arena das Dunas, a montagem da superestrutura está completa, com a instalação das arquibancadas no anel inferior e superior. No entorno do estádio, foi iniciada a pavimentação das calçadas e da área destinada para o estacionamento, com capacidade para mais de 3.000 veículos.
Aeroporto Internacional Augusto Severo, situado no município de Parnamirim, passou por uma grande reforma no primeiro semestre de 2012. Foram criadas novas salas de embarques e desembarques, ampliado o saguão e dobrado o tamanho da área dos canais de inspeções.
Arena das Dunas

Pernambuco: Em julho de 2010 (quando as obras começaram), o prazo de entrega da Arena Pernambuco era dezembro de 2013, quando não se pensava ainda na Copa das Confederações. O pico inicial  de 1.800 operários passou para 4.600 e todas as obras para a antecipação se refletiram no orçamento, que era previsto em R$ 532 milhões e passou para R$ 650 milhões. Ou seja, um aumento de 22,1%.
O amistoso entre Náutico e Sporting-POR, dia 22 de maio, foi o primeiro jogo oficial. Apesar de algumas críticas - o deslocamento dos torcedores foi a maior delas - o estádio foi aprovado no primeiro teste.
São 40 mil visitantes esperados para a Copa das Confederações e estima-se que para a Copa do Mundo esse número possa dobrar. O número atualizado de leitos na Região Metropolitana do Recife é de 38.499. 

Arena Pernambuco
Salvador: Em um ano, a Arena Fonte Nova estará "calejada" de receber jogos, os leitos de hotel serão mais de 50 mil, mas a mobilidade urbana tende a ser uma incógnita para Salvador. Restando exatos doze meses para o começo do principal campeonato de futebol do mundo, a capital baiana começa a entrar nos trilhos no quesito mobilidade. Somente a partir de agora, vias importantes da cidade ganharão investimentos para reformas e duplicação.
O Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, recebe três obras realizadas com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2): a ampliação dos pátios de manobra 1, 2, 3, iniciada em abril de 2011; a construção da nova torre de controle, que começou em junho 2012; e a reforma do terminal de passageiros.


Brasília: Previsto inicialmente para ficar pronto em dezembro de 2012, o estádio da capital federal teve a data de entrega adiada duas vezes e só foi inaugurado no dia 18 de maio, a menos de um mês da abertura da Copa das Confederações.Assim como na área de mobilidade urbana e no aeroporto, algumas medidas do setor de hotelaria já foram tomadas para atender a demanda na Copa das Confederações. No entanto, as principais obras só ficarão prontas mesmo para a Copa de 2014. Situação que não preocupa os representantes do setor.

Estádio Nacional de Brasília
Cuiabá: Desde que foi escolhida para ser sede, Cuiabá passa por intervenções que prometem fazer a cidade crescer "50 anos em 5", segundo o governo. O problema foi o tempo que a cidade perdeu até dar início a essa transformação. Somente em 2012 é que todos os projetos saíram do papel e começaram a ganhar as ruas.
A Arena Pantanal chegou a quase 70% (67,8%, para ser mais exato) das obras concluídas neste mês de junho. A previsão é que seja entregue ao Governo do Estado em outubro e tenha seu primeiro evento-teste em dezembro – um jogo de futebol com times locais.
Com prazo de conclusão para março de 2014, o Aeroporto Marechal Rondon tem 5,25% do total de obras concluídas, segundo dados do TCE-MT. Portanto, pode-se concluir que é o local com mais atrasos.

Arena Pantanal
Belo Horizonte: O Mineirão foi o primeiro dos estádios-sede da Copa do Mundo inaugurado. O novo espaço, totalmente remodelado, foi reaberto no dia 21 de dezembro com um show dos mineiros do Jota Quest. O jogo de reinauguração foi no dia 3 de fevereiro, no maior clássico do futebol mineiro, Cruzeiro x Atlético-MG, com vitória do time celeste por 2 a 1.
No total, Belo Horizonte tem oito obras de mobilidade, todas para maior fluidez no trânsito, com pouco mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos. Dessas, nenhuma está totalmente concluída. A primeira a ser entregue vai ser a do Boulevard Arrudas / Tereza Cristina, no dia 30 de junho, que consiste na readequação da avenida dos Andradas e Tereza Cristina.
Com pouco mais de 20 mil leitos já para a Copa das Confederações, esse número deverá subir para 31 mil na Copa de 2014.
Mineirão
São Paulo: São Paulo será o centro das atenções em junho de 2014. Afinal, receberá a abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, em Itaquera. Após algumas ameaças de o estádio não ficar pronto a tempo, tudo parece bem encaminhado: 79% das obras estão concluídas, e o palco já tem cara de estádio.
Um dos principais investimentos na cidade de São Paulo será nos aeroportos. Além de Congonhas, que ganhará uma linha de metrô próxima para levar os passageiros à rede de trens, os maiores gastos serão destinados aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, localizado em Campinas.
A capital paulista possui hoje 42 mil quartos em hotéis, pousadas e flats, segundo informa a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo). O número já é considerado suficiente para receber o Mundial.
Itaquerão
Rio de Janeiro: O Rio de Janeiro já entregou sua obra mais importante: o Maracanã. Palco da grande decisão do dia 13 de julho de 2014, o estádio, que alcançou a cifra de R$ R$ 1,049 bilhão, ganhou ares de modernidade, com alta tecnologia de ponta e segurança.
No momento, as atividades se voltam para o corredor que ligará o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
O Aeroporto do Galeão passa por obras para ampliar a capacidade operacional do complexo aeroportuário e aumentar o conforto dos usuários até 2014, sendo que algumas das melhorias já estarão disponíveis para a Copa das Confederações. Em janeiro, foi inaugurada uma nova área no terminal de passageiros 2 do aeroporto. 

Maracanã
Curitiba: O tempo passou, e a capital paranaense não fez o dever de casa para receber os jogos da Copa de 2014. A um ano para a sua realização, as maiores preocupações das autoridades são com as obras de mobilidade urbana.
Com o dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em caixa, as obras da Arena da Baixada passaram a ganhar ritmo neste ano. O Atlético-PR, que é responsável pelas reformas, já recebeu a terceira parcela dos R$ 130 milhões e aponta que as obras já chegaram a 68,3%. O número leva em consideração as ampliações da estrutura existente e a obra nova.
O panorama em Curitiba é complicado, e a demora na entrega ainda causa bastante dor de cabeça para os cidadãos, sobretudo em locais estratégicos como a Rodoferroviária e o acesso ao Aeroporto Afonso Pena, que fica na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A previsão do custo das obras pulou de R$ 446 milhões em 2010 para R$ 573,4 milhões.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena está na cidade de São José dos Pinhais, mas atende prioritariamente Curitiba. Suas obras preveem dobrar a capacidade de atendimento com oito novas pontes de embarque e desembarque, além de 32 novos balcões de check-in. Entre as obras previstas, apenas a ampliação do estacionamento foi concluída.

Arena da Baixada
Porto Alegre: O último balanço divulgado pela Andrade Gutierrez, empresa que realiza as obras do Beira-Rio, aponta 71% das obras concluídas. A partir da chegada de um novo guindaste, com capacidade para 550 toneladas, a AG ganhou a possibilidade de trabalhar em duas frentes simultaneamente na futura cobertura. Atualmente, já foram instalados 16 gomos (de 56) da estrutura metálica que sustentará o novo teto.
Com hotéis em construção e previsão de novos leitos até a Copa, o setor se considera pronto para receber o Mundial. O evento serviu para a atração de novas bandeiras para o estado. Atualmente, são cerca de 8 mil vagas em Porto Alegre em cerca de 100 estabelecimentos, com procura de 4,7 mil aproximadamente.
Até abril de 2014, serão ampliados o pátio de aeronaves e as pistas de taxiamento no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com o objetivo de melhorar a área de manobras dos aviões. Desde o fim de 2011, funciona o novo módulo operacional, feito para melhorar a distribuição dos balcões de check-in do aeroporto.
Beira-rio


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