Dos 12 estádios, seis estão prontos e serão usados na competição a partir de sábado. Mas como anda os outros setores em cada sede? Descubra abaixo
Manaus: Manaus se mobiliza para entregar as principais obras de infraestrutura até o fim de 2013. Entre os principais trabalhos está a Arena da Amazônia, com 62% de conclusão, e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com 66% dos trabalhos prontos. A cidade também tem que construir três Centro Oficiais de Treinamento e ainda direciona esforços para que, em 2014, na parte de hotelaria, tenha aproximadamente 18 mil leitos disponíveis para os turistas.
Arena da Amazônia |
Fortaleza: Fortaleza participará da Copa das Confederações, mas ainda tem pendências para o Mundial do ano que vem. O estádio Castelão, primeiro do país a ser entregue, tem problemas no seu entorno e dentro dele.
O Aeroporto Internacional Pinto Martins só concluirá as obras para o Mundial às vésperas do início da competição. Até o fim de junho, por exemplo, apenas serviços do pátio remoto para estacionamento de aeronaves devem estar finalizados.
Arena Castelão |
Na Arena das Dunas, a montagem da superestrutura está completa, com a instalação das arquibancadas no anel inferior e superior. No entorno do estádio, foi iniciada a pavimentação das calçadas e da área destinada para o estacionamento, com capacidade para mais de 3.000 veículos.
Aeroporto Internacional Augusto Severo, situado no município de Parnamirim, passou por uma grande reforma no primeiro semestre de 2012. Foram criadas novas salas de embarques e desembarques, ampliado o saguão e dobrado o tamanho da área dos canais de inspeções.
Arena das Dunas |
O amistoso entre Náutico e Sporting-POR, dia 22 de maio, foi o primeiro jogo oficial. Apesar de algumas críticas - o deslocamento dos torcedores foi a maior delas - o estádio foi aprovado no primeiro teste.
São 40 mil visitantes esperados para a Copa das Confederações e estima-se que para a Copa do Mundo esse número possa dobrar. O número atualizado de leitos na Região Metropolitana do Recife é de 38.499.
Arena Pernambuco |
O Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, recebe três obras realizadas com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2): a ampliação dos pátios de manobra 1, 2, 3, iniciada em abril de 2011; a construção da nova torre de controle, que começou em junho 2012; e a reforma do terminal de passageiros.
Brasília: Previsto inicialmente para ficar pronto em dezembro de 2012, o estádio da capital federal teve a data de entrega adiada duas vezes e só foi inaugurado no dia 18 de maio, a menos de um mês da abertura da Copa das Confederações.Assim como na área de mobilidade urbana e no aeroporto, algumas medidas do setor de hotelaria já foram tomadas para atender a demanda na Copa das Confederações. No entanto, as principais obras só ficarão prontas mesmo para a Copa de 2014. Situação que não preocupa os representantes do setor.
Estádio Nacional de Brasília |
A Arena Pantanal chegou a quase 70% (67,8%, para ser mais exato) das obras concluídas neste mês de junho. A previsão é que seja entregue ao Governo do Estado em outubro e tenha seu primeiro evento-teste em dezembro – um jogo de futebol com times locais.
Com prazo de conclusão para março de 2014, o Aeroporto Marechal Rondon tem 5,25% do total de obras concluídas, segundo dados do TCE-MT. Portanto, pode-se concluir que é o local com mais atrasos.
Arena Pantanal |
No total, Belo Horizonte tem oito obras de mobilidade, todas para maior fluidez no trânsito, com pouco mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos. Dessas, nenhuma está totalmente concluída. A primeira a ser entregue vai ser a do Boulevard Arrudas / Tereza Cristina, no dia 30 de junho, que consiste na readequação da avenida dos Andradas e Tereza Cristina.
Com pouco mais de 20 mil leitos já para a Copa das Confederações, esse número deverá subir para 31 mil na Copa de 2014.
Mineirão |
Um dos principais investimentos na cidade de São Paulo será nos aeroportos. Além de Congonhas, que ganhará uma linha de metrô próxima para levar os passageiros à rede de trens, os maiores gastos serão destinados aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, localizado em Campinas.
A capital paulista possui hoje 42 mil quartos em hotéis, pousadas e flats, segundo informa a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo). O número já é considerado suficiente para receber o Mundial.
Itaquerão |
No momento, as atividades se voltam para o corredor que ligará o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador.
O Aeroporto do Galeão passa por obras para ampliar a capacidade operacional do complexo aeroportuário e aumentar o conforto dos usuários até 2014, sendo que algumas das melhorias já estarão disponíveis para a Copa das Confederações. Em janeiro, foi inaugurada uma nova área no terminal de passageiros 2 do aeroporto.
Maracanã |
Com o dinheiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em caixa, as obras da Arena da Baixada passaram a ganhar ritmo neste ano. O Atlético-PR, que é responsável pelas reformas, já recebeu a terceira parcela dos R$ 130 milhões e aponta que as obras já chegaram a 68,3%. O número leva em consideração as ampliações da estrutura existente e a obra nova.
O panorama em Curitiba é complicado, e a demora na entrega ainda causa bastante dor de cabeça para os cidadãos, sobretudo em locais estratégicos como a Rodoferroviária e o acesso ao Aeroporto Afonso Pena, que fica na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A previsão do custo das obras pulou de R$ 446 milhões em 2010 para R$ 573,4 milhões.
O Aeroporto Internacional Afonso Pena está na cidade de São José dos Pinhais, mas atende prioritariamente Curitiba. Suas obras preveem dobrar a capacidade de atendimento com oito novas pontes de embarque e desembarque, além de 32 novos balcões de check-in. Entre as obras previstas, apenas a ampliação do estacionamento foi concluída.
Arena da Baixada |
Com hotéis em construção e previsão de novos leitos até a Copa, o setor se considera pronto para receber o Mundial. O evento serviu para a atração de novas bandeiras para o estado. Atualmente, são cerca de 8 mil vagas em Porto Alegre em cerca de 100 estabelecimentos, com procura de 4,7 mil aproximadamente.
Até abril de 2014, serão ampliados o pátio de aeronaves e as pistas de taxiamento no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, com o objetivo de melhorar a área de manobras dos aviões. Desde o fim de 2011, funciona o novo módulo operacional, feito para melhorar a distribuição dos balcões de check-in do aeroporto.
Beira-rio |
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