Pages

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Arsenal é campeão argentino pela primeira vez

Não faltaram emoções na última rodada do Campeonato Argentino. Na briga pelo título, o Arsenal de Sarandí fez sua parte, venceu o Belgrano, por 1 a 0, e contou com um tropeço do Tigre diante do Independiente para conquistar o título. Na parte de baixo da tabela, o San Lorenzo buscou a virada contra San Martín, e evitou o rebaixamento direto, e o mesmo Tigre que brigava pelo título se salvou da ameaça da queda.

No Estádio Julio Humberto Grondona, o Arsenal recebeu o Belgrano precisando ser melhor que o Tigre para ser campeão. Logo aos 27 minutos de jogo, o lateral Lisandro Lopez abriu a contagem que duraria até o fim do jogo e daria o primeiro título nacional na elite ao time de Sarandí em 55 anos de história. A conquista também garante o time na Copa Libertadores da próxima temporada.
O grito de campeão dos torcedores do Arsenal, no entanto, foi dramático. Isso porque, a equipe chegou a última rodada empatada em pontos com o Tigre, que só dependia de suas forças para forçar um jogo extra pelo título. No entanto, mesmo jogando em casa, o time de Vitória não conseguiu ir além de um empate em 2 a 2 diante do Independiente.

O time, que também buscava o título inédito, saiu na frente, com um gol do artilheiro do Clausura, Carlos Luna, aos 20 minutos. Mas, na volta do intervalo, o Tigre tomou a virada em seis minutos, com dois tentos de Rodriguez, aos 4 e aos 10, para o Independiente. Os donos da casa ainda buscaram a igualdade, aos 35, com Morales cobrando pênalti, mas já era tarde.
 
Apesar da perda do título de seu time, os torcedores que lotaram o Estádio Jose Dellagiovanna tiveram motivos para comemorar. Isso porque a equipe vivia a inusitada situação de disputar o título e lutar contra o rebaixamento, com o empate se livrou da ameaça da queda. Com o ponto ganho, o Tigre terminou com um 1,271 no promédio, a frente do San Martín, que perdeu e disputará a promoção contra o Rosario Central.

Isso porque a equipe de San Juan foi derrotada pelo San Lorenzo, por 3 a 1, fora de casa e acabou com a quarta pior média no promédio. Enquanto isso, os anfitriões foram ao delírio com a vitória, já que os três pontos garantiram uma sobrevida ao ‘Ciclón’ na primeira divisão. Com 1,254 no promédio, o time acaba na antepenúltima posição e jogará contra o Instituto na promoção.

Os rebaixados de maneira direta à segunda divisão argentina foram o Olimpo – que já chegou rebaixado à última rodada – e o Banfield. Esse último perdia por 3 a 0, em casa, para o Colón e, com a vitória do San Lorenzo, ia caindo. Nas arquibancadas do estádio Florencio Solá, os torcedores se revoltaram e levaram o juiz a suspender o duelo.

Quem também sofreu uma dura derrota foi o Boca Juniors, que ainda sonhava com o título. Jogando com os reservas, de olho no duelo decisivo pela Libertadores contra o Corinthians, a equipe foi derrotada, fora de casa, por 3 a 1, pelo All Boys e acabou o Clausura na quarta colocação – com a mesma pontuação do Vélez Sarsfield, que levou vantagem nos critérios de desempate.

Confira todos os resultados da 19ª e última rodada do Torneio Clausura argentino:

Olimpo 0 x 0 Argentinos Juniors
Newell's Old Boys 0 x 0 Lanús
Racing 1 x 2 Vélez Sársfield
San Lorenzo 3 x 1 San Martín
Unión 2 x 2 Estudiantes
All Boys 3 x 1 Boca Juniors
Banfield 0 x 3 Colón (partida suspensa)
Godoy Cruz 1 x 3 Atlético Rafaela
Tigre 2 x 2 Independiente
Arsenal de Sarandí 1 x 0 Belgrano

0 comentários:

Postar um comentário