Pages

domingo, 8 de junho de 2014

Torcida paulista é chata e oscilante

Ontem, a seleção brasileira fez o seu último amistoso antes do pontapé inicial para a Copa do Mundo, que será no dia 12 de junho, contra a Croácia. O Brasil enfrentou a Sérvia, no Morumbi, e venceu por 1 a 0, gol de Fred.

Porém, o gol não foi o destaque da partida. Foi visto com outros olhos. O que mais chamou a atenção da partida foram as vaias e 'cornetas' dos torcedores paulistas.

Muito se adiantava sobre o comportamento impaciente da torcida.

A Sérvia entrou em campo fechada, recuada, jogava por uma bola, ou por um empate, que seria comemorado como uma vitória. O Brasil não conseguia atacar com velocidade, estava perdido nas trocas de passes e não encantava o público.

O placar final do primeiro tempo foi 0 a 0. Mas as vaias ecoaram fortemente pelo Morumbi, parece que havia acontecido um gol da seleção adversária.

Na volta para o segundo tempo, Felipão tirou Oscar e colocou Willian. Mudou a situação do jogo. O Brasil começou a infiltrar mais, embora não conseguisse furar a retranca sérvia. E, com maior movimentação, os gritos de 'Brasil, Brasil!!!' começaram a surgir. Era o apoio da seleção.

A paz entre os paulistas e a seleção iria começar? Porque, afinal, São Paulo sempre foi chata com a Seleção, vide o último jogo amistoso que ocorrera no Morumbi, no dia 7 de dezembro de 2012, quando o Brasil venceu a África do Sul por 1 a 0, gol de Hulk.

É natural que o público presente no Morumbi pedisse por Luis Fabiano, porque o estádio pertence ao São Paulo. Dito e feito. Os gritos incomodavam os ouvidos de Fred, que é o 9 da seleção.

Mas Fred nem ligou para essa manifestação pífia. Respondeu da melhor forma: balançou as redes. E ainda pediu os gritos da torcida, como mostra a imagem acima.

A torcida voltou a apoiar, mas vendo que o Brasil não conseguia chegar ao ataque com eficiência, voltou a vaiar. Alguns ainda aplaudiram. Porém, no apito final, um princípio de vaia foi ouvida, enquanto um grupo gritava Brasil! e outro, ainda aplaudia.

Não dá para entender o comportamento da torcida. É realismo? É chatice? É pachequismo elevado? Perguntas com várias respostas, mas que irei citar uma: a torcida paulista não é receptiva e ainda incomoda. Tanto é que em Goiânia, no amistoso contra o Panamá, algumas vaias foram ouvidas, mas que logo foram substituídas por aplausos e gritos enlouquecidos.

O torcedor tem que pôr em mente que a Sérvia era e é um adversário mais forte que o Panamá. Um a zero na Copa já é um prato cheio. Afinal, não adianta mostrar um jogo bonito, qualificado, sem fazer o que é mais importante: o gol.

Que a partir de hoje os torcedores paulistas entendam isso. A abertura da Copa será no Itaquerão. Passou da hora de jogar junto com a seleção.

0 comentários:

Postar um comentário