Pages

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Três anos de Tite na Seleção: de preparado a insistente em convicções erradas

Tite tem insistido em convicções erradas (Lucas Figueiredo/CBF)
Está cada vez mais difícil de assistir a jogos da Seleção Brasileira. Está cada vez mais difícil defender o técnico Tite. Vale lembrar que defendi a sua contratação pela Confederação Brasileira de Futebol. Pois naquele momento (20 de junho de 2016), ele era o mais preparado para assumir tal cargo.

Nesta quinta-feira, 20, completam-se três anos do anúncio oficial. Ele viveu o momento mais glorioso, resgatando um bom futebol e levando a desacreditada equipe a uma Copa do Mundo - o que era visto com preocupação quando Dunga estava no comando. Porém, Eliminatórias é uma coisa, e Copa é totalmente outra, muito diferente.

Tite afirma categoricamente que a Copa do Mundo o deu uma lição: deveria ter pensado melhor em modificações durante o torneio. Insistiu em convicções erradas, mexeu tardiamente e foi eliminado pela Bélgica, nas quartas de final na Rússia. E o que temos visto na Copa América é o mesmo Tite insistente e pouco ousado em suas substituições.

O fraco desempenho frente à Venezuela nessa terça-feira, 18, na Arena Fonte Nova, em Salvador, culminou no empate melancólico em 0 a 0. Claro que a Seleção Venezuelana merece elogios, pois soube jogar contra o Brasil. Foi o pior jogo sob o comando de Tite. Faltou repertório e ousadia.

Apesar de mais ações com a bola e ter quase 80% de posse em determinado momento do jogo, a equipe de Tite finalizou apenas uma vez ao gol defendido por Fariñez. Vale lembrar que três gols foram anulados - todos corretamente, diga-se. Foram 37 cruzamentos efetuados, sendo a maioria pelo lado direito, com Daniel Alves. Desse número absurdo, 12 foram certos e 25 errados.

Agora o Brasil faz a conta para classificação. Haja simulador! Enfrenta o Peru, na Arena Corinthians. E a torcida paulista é exigente e que sabe pressionar. Aliás, Daniel Alves queimou a língua. Pensou que a torcida baiana seria mais calorosa. De fato, foi, só que nas vaias após o final da pelada de bairro.

Ou Tite comece a pensar em mudanças - e que são extremamente necessárias - ou ele sofrerá com a pressão justa.

0 comentários:

Postar um comentário