Pages

domingo, 30 de junho de 2019

Pior edição de Copa América dos últimos anos

Nível técnico desta Copa América é patético (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Nem mesmo a Copa América Centenária foi tão ruim quanto esta edição de 2019, sendo disputada no Brasil. Quando anunciada, a expectativa era muito grande. Messi, Suárez, Cavani, Neymar (cortado por lesão antes da estreia oficial contra a Bolívia), Guerrero, Sánchez, Vidal, James Rodriguez. A lista de constelação era infinita.

Mas o que se vê é um futebol burocrático, horroroso, pífio, patético. Temos vários adjetivos para classificar a pior Copa América dos últimos anos. O que tem sido positivo - porém para a organizadora do evento - é a arrecadação. Haja dinheiro na conta!

De memória, lembro que Paraguai x Catar, Uruguai x Equador e Japão x Chile foram jogos com uma qualidade um pouco superior aos demais confrontos da primeira fase. Desses jogos citados, dois envolvem seleções convidadas pela Conmebol (Catar e Japão).

O sucesso na arrecadação não reflete necessariamente em estádios lotados. A Copa apresenta um fiasco de público. Como não lembrar de Equador x Japão que teve apenas 2.106 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte? Arrecadação: R$ R$ 301.525,00. Isso porque alguns bilhetes foram doados, senão teríamos um número ainda menor.

No quadrangular, tivemos as seguintes seleções classificadas: Brasil, Paraguai, Argentina, Venezuela, Chile, Colômbia, Uruguai e Peru. Poderíamos ter jogos melhores. Mas não foi o que vimos. Apenas a Argentina não necessitou das penalidades para garantir a classificação à semifinal. Sim, a conturbada e desorganizada Argentina foi quem apresentou superioridade e se garantiu vaga direta. E foi a única que, consequentemente, fez gols: 2 x 0. Os restantes três jogos tiveram definições por pênaltis.

Brasil x Paraguai e Uruguai x Peru foram sonolentos. Tanto que o autor que vos escreve pegou no sono em determinados momentos. Que fase!!! Chile x Colômbia foi uma partida interessante, com duas equipes propondo o futebol ofensivo. Mas o zero não saiu do placar.

Chegamos às semifinais. Brasil x Argentina e Chile x Peru. Sim, a seleção capitaneada por Guerrero, que foi goleada pelo Brasil na Arena Corinthians, está entre as quatro melhores desta Copa América!

A ver como serão esses quatro jogos que restam desta edição medonha do torneio. O nível tem sido tão ruim e fraco que estamos sentindo a falta do Campeonato Brasileiro, que também, até o momento, apresentou poucos jogos agradáveis de assistir.

No resumo geral, 2019 tem sido péssimo, futebolisticamente falando. Só a Copa do Mundo Feminina tem salvado. Como é bom assistirmos a Holanda, Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Alemanha jogar...parece até que é outra modalidade. O jogo passa rápido, a intensidade, qualidade técnica. E ainda querem criticar e desdenhar do futebol feminino?! 

0 comentários:

Postar um comentário