Pages

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Um panorama do Campeonato Brasileiro já pode ser visto

A quinta rodada teve início na noite desta quarta-feira (2), com a disputa de sete jogos. Hoje, mais três jogos serão disputados - Fluminense x Coritiba, Palmeiras x Internacional e Sport x Goiás. Talvez seja cedo para fazer uma análise sobre o caminho que cada equipe percorrerá e, consequentemente, suas ambições até o término do campeonato.

Porém, pode-se notar que Atlético-PR e Ponte Preta, primeiro e segundo colocados, respectivamente, fazem um trabalho impressionante. O clube paranaense se reforçou. Trouxe Milton Mendes, técnico da Ferroviária, resgatou o atacante Walter e possui seus pilares - o goleiro Wewerton e o atacante Douglas Coutinho. Já a Ponte Preta, treinada por Guto Ferreira, demonstra intensidade em cada jogo, compactua seu meio-campo e não cede espaços aos adversários. Fernando Bob e Renato Cajá são a base da equipe campineira.

É difícil manter o ritmo à medida que as rodadas vão avançando. Entretanto, os dois clubes lutam para se manter na Série A, que é o principal objetivo traçado. O resto é consequência. Atlético-MG, terceiro colocado, é o melhor time do futebol brasileiro, atualmente, ao lado do Internacional. O Galo faz partidas incríveis. Ontem, massacrou o Avaí, na Ressacada, fazendo 4 a 0. Destaque para Rafael Carioca, que participou de dois gols. Luta por uma vaga na Libertadores ou até mesmo pelo título, que não vem desde 1971.

O Grêmio passa por momentos delicados no que diz respeito às finanças. Enxugou o elenco e diminuiu os salários. Demitiu Felipão e sua comissão técnica. Trouxe Roger Carvalho, ex-zagueiro que já atuou vestindo a camisa Tricolor. É ídolo por lá. E a diretoria acertou em cheio.

O Grêmio de Roger é totalmente outro em relação ao de antes, comandado por Felipão. E um detalhe: com os mesmos jogadores, nestas duas primeiras partidas sob o seu comando. O que acontece é que Roger sabe trabalhar de acordo com a função de cada atleta. Sabe conversar, ter diálogo. Gesticula-se a todo momento, tentando acertar o posicionamento. E isso surge efeito. Uma equipe leve e que, embora passe por problemas, é um sério candidato à vaga da Libertadores. O começo é promissor.

Flamengo e Vasco podem ligar o sinal vermelho. O Rubro-Negro demitiu Vanderlei Luxemburgo, que foi para o Cruzeiro, após a demissão de Marcelo Oliveira. O time não tem padrão tático e não consegue criar. Derrotas, pressões. A equipe anunciou Guerrero. Mas do que adianta contratar um atacante, sendo que o meio-campo é um marasmo?

O mesmo acontece com o Vasco. Ontem, foi atropelado pela Ponte Preta, em pleno São Januário, perdendo por 3 a 0. Doriva, técnico campeão com o Vasco do Campeonato Carioca, não consegue manter o padrão que a equipe teve no Estadual. O único que salva é o atacante Dagoberto, que atua em todos os lados do campo. Mas falta criatividade no meio-campo. A bola não chega ao atacante.

Outra equipe que pode ligar o sinal vermelho é o Corinthians. Jogadores sem receber salários, eliminação para o Guaraní-PAR, time perdeu seu principal jogador - Paolo Guerrero, e Tite parece ter perdido a confiança. A melhor opção seria demitir o técnico, para que sua história na equipe não fosse manchada por uma série de vexames.

Joinville, Chapecoense, Figueirense e Avaí brigarão para não serem rebaixados. Equipes que possuem suas limitações. Manter-se na Série A será um prêmio. Coritiba é outra equipe que precisa tomar cuidado. Atualmente, ocupa a zona de rebaixamento e perder pontos em casa pode ser um diferencial negativo para conquistar bons frutos.

Cruzeiro, com novo técnico e sem um elenco forte como fora nos dois últimos anos, e Santos, com Lucas Lima, Geuvânio e Ricardo Oliveira, podem brigar pela intermediária da tabela, assim como Sport, Goiás, Fluminense e Palmeiras, que ainda não apresenta um esquema definido e tem dificuldades na criação.

Um panorama que pode mudar? Sim. Mas serve como base.

Placar 
São Paulo 3 x 2 Santos 
Grêmio 3 x 1 Corinthians 
Cruzeiro 1 x 0 Flamengo 
Avaí 1 x 4 Atlético-MG 
Vasco 0 x 3 Ponte Preta 
Chapecoense 2 x 0 Joinville 
Atlético-PR 1 x 0 Figueirense 

Jogos de hoje:

Fluminense x Coritiba 
Palmeiras x Internacional Sport x Goiás 

C CLUBE PG JG 

1 Atlético-PR 12 5 
2 Ponte Preta-SP 11 5 
3 Atlético-MG 10 5 
4 São Paulo-SP 10 5 
5 Chapecoense-SC 9 5 
6 Sport-PE 8 4 
7 Goiás-GO 8 4 
8 Grêmio-RS 8 5 
9 Fluminense-RJ 7 4  
10 Avaí-SC 7 5 
11 Corinthians-SP 7 5 
12 Palmeiras-SP 5 4 
13 Santos-SP 5 5 
14 Internacional-RS 5 4  
15 Cruzeiro-MG 4 5 
16 Figueirense-SC 4 5 
17 Coritiba-PR 3 4 
18 Vasco da Gama-RJ 3 5 
19 Flamengo-RJ 1 5 
20 Joinville-SC 1 5 

0 comentários:

Postar um comentário